Esperava-se uma corrida do mundo para participar do megaleilão do pré-sal. As expectativas se frustraram. Por quê? Alguns dizem que as regras inibiram os investidores. Outros, que a língua foi a vilã. É que os interessados se atrapalharam com a palavra cessão. Confundiram-na com seção e sessão. O blogue vai dar uma ajudinha para os próximos leilões.
Cessão, sessão e sessão jogam no time dos homófonos. As palavras têm a mesma pronúncia, mas grafia e sentido diferentes:
Cessão é o substantivo derivado de ceder. Ambos, veja, começam pela mesma letra. O cartório registra a cessão dos bens. Conseguir a cessão de direitos é assunto complicado. O caso acabou na Justiça. Trata-se de cessão de propriedades encaminhada de forma pouco honesta.
Seção é a parte de um todo. Quer dizer divisão. No supermercado, há a seção de frutas, a seção de material de limpeza, a seção de laticínios, a seção de bebidas. Na farmácia, a seção de remédios e a seção de cosméticos. Na loja, a seção de roupas infantis, a seção de roupas femininas, a seção de roupas masculinas.
Sessão é o todo. Dá nome ao tempo que dura uma reunião, um espetáculo ou um trabalho: sessão de cinema, sessão do Congresso, sessão de terapia, sessão da tarde, sessão comédia, sessão de pancadas.
Superdica
O todo é maior que a parte. Por isso sessão tem seis letras. Seção, cinco.
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…