Você costuma prestar atenção aos anúncios? Em jornais, rádios ou tevês, eles usam a língua de forma pra lá de criativa. E, em geral, capricham na mensagem. É o caso da Unimed. Eis o texto veiculado na telinha: “Unimed. Cuidar de você. Esse é o plano”. Viu? O emprego do esse, um dos calos mais dolorosos do português, merece nota 10. Ele remete ao enunciado anterior. Retoma o já dito — cuidar de você.
Difícil? Observe o diálogo entre João e Rafa:
— Soube que você foi ao cinema. — Quem disse essa mentira? Não saí de casa.
Viu? O essa se refere à fala anterior. Retoma a frase do João: Soube que você foi ao cinema. Passado X futuro
Olho vivo! Não confunda este com esse. O este anuncia o que será dito. Vem antes do enunciado: Este é o plano da Unimed: cuidar de você. Vinicius escreveu este verso: “As muito feias que me perdoem. Mas beleza é fundamental”. Meu objetivo é este: trabalhar, fazer um pé-de-meia e cair no mundo.
Pra lembrar sempre: esse se refere ao passado. Daí os ss nas duas palavras. Este fala do futuro. O t aparece nas duas parceiras.
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