O sem virou histeria. O agricultor que não tem onde plantar é sem-terra. O desabrigado é sem-teto; o desamparado, sem-justiça; o político vira-casaca, sem-partido. Xuxa fala nos sem-brinquedo. Millôr se refere aos sem-vergonha. Elio Gaspari, aos sem-limite. Edir Macedo, aos sem-religião. O papa, aos sem-Deus. A liberação das tarifas bancárias deu origem aos sem-banco. A crise financeira logrou unanimidade – os sem-dinheiro.
O sem deu filhotes. O mais recente é o sem-like. A pessoa posta uma foto ou um texto no Instagram. Espera exibir o aplauso aos seguidores. Mas… cadê? Eles não podem ver as manifestações de agrado. Nasceu, então, o sem-like.
Viu? Quando formam substantivos ou adjetivos, as três letrinhas gozam da inseparável companhia do hífen: Os sem-terra andam fora do noticiário. Famílias de sem-teto receberam abrigos nos órgãos públicos. As pessoas sem-like pensam fotografar e postar os likes.
Invariável
Sem é sem-flexão. Sem masculino, sem feminino e sem plural, é tudo igual.
Olho vivo
Quando não formam substantivos nem adjetivos, os trios grafam-se como as demais preposições do universo de Camões, Pessoa ou Machado: Saiu sem pedir licença. Sem dinheiro, nada de compras. O crime se classifica em culposo ou doloso. O doloso é o cometido sem intenção de matar.
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…