Entender e interpretar textos

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Escrever é mandar recado. Ler, entender o recado. Nas provas de interpretação de texto, o examinador testa a habilidade de leitura do candidato. Pode fazê-lo em diferentes níveis. O mais elementar é o de compreensão do escrito. Sem exigir conhecimentos prévios, atém-se ao dito pelo autor — nem mais nem menos. Os mais avançados vão além. Exigem inferências e senso crítico. Quer ver? Leia o texto retirado da Revista do Correio: A autoajuda ajuda?

João Rafael Torres

O mercado de livros de autoajuda cresce monstruosamente. Segundo dados da Câmara Brasileira do Livro, foram 710 títulos produzidos em 2002 e 2,5 milhões de exemplares vendidos. No ano seguinte, foram produzidos 855 títulos, que se multiplicaram em 4,6 milhões de exemplares. Autoajuda é a sétima categoria mais comprada. Perde para livros didáticos, religiosos, histórias de amor, romance, dicionários e livros infantis.

Preocupado com o efeito que esse tipo de literatura pode provocar nas pessoas, o sociólogo Pedro Demo, professor da Universidade de Brasília (UnB), resolveu pesquisar o tema com base em publicações de diversos continentes. E chegou a uma conclusão: grande parte desses livros que estão à venda ilude mais que ajuda. Em Autoajuda: uma sociologia da ingenuidade como condição humana, Demo ressalta que esses livros recomendam modelos de felicidade que, na maioria das vezes, são impossíveis de se reproduzir na vida real.

Nível 1

O 1º parágrafo do texto diz que:

a. A oferta de livros de autoajuda cresce mais que a de qualquer outro assunto. b. As obras de autoajuda ocupam o topo na lista de vendas. c. Os clientes preferem obras de autoajuda a dicionários e livros didáticos. d. O número de exemplares de autoajuda quase dobrou em um ano.   E daí?

Como diz o esquartejador, vamos por partes.

A opção a é falsa. O texto diz que a oferta de livros de autoajuda cresce. Mas não afirma que ultrapassa o crescimento dos demais assuntos.É também falsa a opção b. Os livros de autoajuda ocupam o 7º lugar na lista dos mais vendidos. Mentirosa a opção c. Em nenhuma passagem o texto diz que os clientes preferem as obras de autoajuda às demais. A d está coerente com o texto. Em 2002, diz o autor, foram vendidos 2,5 milhões de exemplares. Um ano depois, 4,6 milhões. Nível 2

Há questões que vão um passo além da simples compreensão. Exigem do candidato dedução lógica a partir do dito. Eis um exemplo:

As informações contidas no 1.º parágrafo do texto permitem inferir que:

a. É eficiente a propaganda realizada pelas editoras que publicam livros de autoajuda. b. O indivíduo, no século 21, cada vez mais busca apoio em livros para conduzir a vida. c. Os livros didáticos são os mais vendidos porque são mais baratos e exigidos pelas escolas. d. A religião proporciona mais ajuda aos seres humanos que a psicologia.   E daí?

Marcou a letra a? Acertou. O autor não diz claramente o papel das editoras na explosão de vendas. Mas dá números. Elas incrementaram o número de títulos e a tiragem.   Nível 3

Depreende-se da leitura do texto que o sociólogo Pedro Demo:

considera um problema que a ingenuidade possa caracterizar a condição humana. julga que o efeito da literatura de autoajuda é, especialmente, mais pernicioso no Brasil. recusa a ideia de que os livros de autoajuda possam oferecer qualquer ajuda a alguém. critica as pessoas que adotam modelos de felicidade estabelecidos em livros.

Que opção assegura pontinhos na prova? Faça sua aposta. Escolheu a letra c? Acertou. Pedro Demo recusa que os livros de autoajuda possam beneficiar alguém. Prova-o a passagem: “E chegou a esta conclusão: grande parte desses livros que estão à venda ilude mais que ajuda”. Mais: “Demo ressalta que esses livros recomendam modelos de felicidade que, na maioria das vezes, são impossíveis de se reproduzirem na vida real”.  

Resumo da ópera: para se sair bem na prova, o primeiro passo é ler o texto. O segundo, relê-lo. O terceiro, certificar-se de que o entendeu. Os seguintes, fazer as questões com a certeza de que escolher esta ou aquela opção não é nenhum bicho de sete cabeças. É demonstração de que você captou o recado.

Dad Squarisi

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