Escrever é mandar recado. A receita de uma sobremesa é um recado. O convite para a festa de aniversário é um recado. O horóscopo publicado no jornal é um recado. A prova que você faz na escola é um recado.
A gente manda e recebe recados todos os dias. A empregada anota a mensagem para a patroa ausente. O médico prescreve o remédio para o enfermo. O professor dá o tema da redação.Você escreve uma carta para seu amado. Seu coleguinha
manda um bilhete para você. É tudo recado.
E a dissertação do vestibular? É recado. Então por que aquele frio na espinha? Só de pensar nela as mãos ficam geladas. O coração dispara. O suor jorra. Os sintomas têm um nome — medo. Do quê? O que apavora é não ter nada para dizer.
Qual a saída? Ser esperto.Você já leu muitos livros, revistas e jornais.Viu centenas de filmes.Conversou sobre variados assuntos. Assistiu a incontáveis
telejornais. Está pra lá de preparado. Temassunto pra dar e vender. Na hora de dar seu recado, fique calmo.
SIGA AS DICAS
1 – Respire fundo. Três vezes. Devagarinho. Deixe o ar chegar lá em baixo, no fundão da barriga.
Visualize o umbigo. Sorria para ele —por dentro e por fora.
2 – Leia o tema da redação. Entenda-o. Faça as outras provas. Enquanto você resolve questões de português, física, história, a cabeça vai pensando. Vai se organizando. Quietinha. Na hora de redigir, as idéias fluem como num passe de mágica. É só
pôr no papel.
3 – Planeje o texto: delimite o tema, defina o objetivo, selecione as ideias capazes de sustentar sua tese. Depois, faça um plano como o proposto no esqueminha:
Tema: o assunto geral do texto.
Delimitação do tema: aspecto do tema que vai ser tratado.
Objetivo: aonde você quer chegar com seu texto?
Ideias do desenvolvimento: argumentos, exemplos, comparações, confrontos e tudo que ajudar na sustentação do ponto de vista que você quer defender.
4 – Eis um exemplo de plano:
Tema: Brasília
Delimitação: turismo em Brasília
Objetivo: informar as opções de turismo em Brasília
Ideias de desenvolvimento:
Brasília monumental (palácios, catedral, torre, superquadras), Brasília ecológica (parques, cachoeiras), Brasília mística (Vale do Amanhecer, Cidade da Paz). Com o plano feito, é hora de
redigir.
5 – Comece pelo começo. Escolha uma frase bem atraente. Pode ser uma declaração, uma citação, uma pergunta, um verso, a letra de uma música. Depois desenvolva a sua tese. Cada ideia num
parágrafo. Por fim, conclua. Com um fecho elegante.
6 – Seja natural. Imagine que o leitor esteja à sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Espaceje suas frases com pausas. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você está escrevendo para pessoas. Gente igual a você.
7 – Use frases curtas. Com elas, você tropeça menos nas vírgulas, nos pontos ou nas reticências. “Uma frase longa”, ensinouVinicius de Moraes, “não é nada mais que duas curtas.”
8 – Ponha as sentenças na forma positiva. Diga o que é, nunca o que não é. Emvez de escrever “ele não assiste regularmente às aulas”, escreva “ele falta com frequência às aulas”.
9 – Prefira palavras curtas e simples. Os vocábulos longos e pomposos criam uma barreira entre leitor e autor. Fuja deles. Seja simples. Entre duas palavras, prefira a mais curta. Entre duas curtas, a mais expressiva. Casa, residência ou domicílio? Casa.
10 – Opte pela voz ativa. Ela deixa o texto esperto, vigoroso e conciso. A passiva, ao contrário, deixa-o desmaiado, sem graça. Compare:
Voz ativa: Os alunos da 4ª série fizeram a redação.
Voz passiva: A redação foi feita pelos alunos da 4ª série.
11 – Abuse de substantivos e verbos. Seja sovina com adjetivos e advérbios. Eles são os inimigos do
estilo enxuto.
12 – Seja conciso. Respeite a paciência do leitor. A frase não deve ter palavras desnecessárias. Por quê? Pela mesma razão que o desenho não deve ter linhas desnecessárias ou a máquina peças desnecessárias.
13 – Revise. Sua redação tem começo, meio e fim? Você defendeu seu ponto de vista? Escreveu parágrafos com tópico frasal e desenvolvimento? Respeitou a correção gramatical? (Dobre os cuidados com a pontuação, a regência, a crase, a concordância. Triplique a atenção com a passiva sintética—do tipo “vendem-se carros”—com o sujeito posposto ao verbo.)
14 – Avalie. As frases soam bem? Sem cacófatos (por cada, por tão, uma mão, boca dela)? Sem rimas (rigor do calor)? Você começou bem? Terminou melhor? Tenha a certeza: uma vaga da universidade é sua.
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