Cristo, Judas e Levy

Compartilhe

A Bíblia entrou na ordem do dia. No centro, Joaquim Levy. O ministro foi comparado a Judas e a Jesus Cristo. Num e noutro caso, não é pouco. Daí a repercussão em jornais, rádios, tevês e internet. Luiz Fernando Perez Pereira leu os comentários na imprensa. Surpreendeu-se com os maus-tratos dispensados à língua.

“Os redatores não têm a menor ideia se a grafia é com minúscula ou maiúscula”, escreveu ele. No jornal, a chamada de capa diz que Temer compara Levy a Cristo. A manchete da pág. 3 é “Levy, de Judas a Cristo”. Num dos destaques, aparece: “Não se pode fazer isso, criar um Judas”. No texto: “Levy não pode ser visto como um Judas”. Ufa!

De próprio a comum

A língua joga no time dos mutantes. Instrumento de comunicação das pessoas, muda conforme mudam os tempos e os falantes. Maiúsculas e minúsculas servem de exemplo. Os nomes próprios se escrevem com inicial grandona. É o caso de João, Maria, Pará, Colônia, Brasil. Às vezes, porém, eles entram na composição de substantivos comuns. Tornam-se vira-latas: joão-de-barro, castanha-do-pará, água-de-colônia, pau-brasil, banho-maria, maria vai com as outras.

Cristo e Judas têm pedigree. São personagens pra lá de importantes do Novo testamento. Também há homens que se chamam Cristo e Judas. Em ambos os casos, escrevem-se com inicial maiúscula. Mas a dupla pode ser referida metaforicamente. Judas simboliza o traidor (o judas da história, malhação do judas). Cristo, vítima de perseguição ou zombaria. Também pessoa que paga pelos outros: ser cristo, bancar o cristo.

O mutante

Ao dizer que Temer compara Levy a Cristo, o jornal acertou. Nos demais casos, a pequenina pede passagem: Levy, de judas a cristo. Não se pode criar um judas. A presidente disse que Levy não pode ser visto como um judas.

Deu pra entender? Os dois são referidos metaforicamente — o traidor e o que paga pelos outros. Resumo da opereta: Na língua, quem foi rei perde a majestade sim, senhor.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

2 anos atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

2 anos atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

2 anos atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

2 anos atrás