Complexo de Deus

Compartilhe

Lula acordou cedinho. Caminhada, ginástica, natação? Nem pensar. De carro, foi à Base Aérea de Brasília. Embarcou. A bordo, comeu, bebeu, conversou com assessores, definiu a agenda, organizou a cabeça e traçou a linha dos discursos. Chegou à capital pernambucana. O calor derretia pele e ossos. Ao longo do dia, participou de mil eventos. Suado, esbanjou acenos e sorrisos. Abraçou amigos e inimigos. Beijou criançonas e criancinhas. Conhecidos e desconhecidos exigiam atenção. Puxa-sacos se insinuavam sem cerimônia.

Ufa! Que maratona! Depois do jantar com o governador, Sua Excelência tomaria o rumo da Suíça. Lá, receberia o troféu Estadista do Ano 2009 do Fórum Econômico Mundial. Mas o homem põe e Deus dispõe. “Alto lá”, disse o Senhor. “Onipotência e onipresença são qualidades divinas.” E freou o cara. Tontura, dor no peito, mal-estar e…ops! A pressão nas alturas. Em vez de Davos, o presidente voou para o hospital. Diagnóstico: hipertensão.  

Senhor exagero

O povo diz pressão alta. Os médicos, hipertensão. Hiper aparece em montões de vocábulos. É o caso de hipermercado, hipersensível, hiperdinâmico. Em todos, indica exagero, posição superior. Hipermercado é um mercado desssssssssssssssssste tamanho. Hipersensível, muiiiiiiiiiiiiiiito delicado. Hiperdinâmico, pra lá de ativo.

Hiper, apesar do exagero, não goza de privilégios. Joga no time da maior parte dos prefixos. Pede hífen quando seguido de h (hiper-humano) ou de duas letras iguais (hiper-relapso). Nos demais casos, é tudo colado — hiperativo, hiperoperação, hipertexto.  

Por falar em hiper…

Lembra-se da hipérbole? Trata-se daquela velha figura de linguagem estudada na escola em tempos idos e vividos. Como o nome denuncia, a danada tem mania de grandeza. Sempre que aparece, abre alas para o exagero.

Exemplos? Dummond nos brinda com um: “Temos riqueza para dar ao mundo inteiro e ainda sobra para quatrocentos e noventa e nove mundos possíveis”. O povo sabido não fica atrás: chora rios de lágrimas, morre de medo, estoura de rir, ganha montanhas de dinheiro.  

Pra baixo

O contrário de hiper? É hipo. Hipertensão é pressão alta. Hipotensão, pressão baixa. Hiperativa é a criatura pra lá de ativa. Hipoativo, devagar quase parando.

Dad Squarisi

Publicado por
Dad Squarisi

Posts recentes

  • Dicas de português

Dicas de português: Páscoa, coelhinhos e chocolate

A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Os desafios da concordância com porcentagem

Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Você sabe a origem do nome do mês de março?

O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…

1 ano atrás
  • Dicas de português

O terremoto na Turquia e a língua portuguesa

Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…

1 ano atrás
  • Dicas de português

Anglicismos chamam a atenção na língua portuguesa

As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…

1 ano atrás
  • Dicas de português

A simplicidade na escrita dos nomes de tribos indígenas

Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…

1 ano atrás