Flatônio José da Silva
No título “O novo colesterol” (p. 25), saiu o seguinte:
Corrigindo: São considerados de alto risco aqueles que já tiveram infarto ou derrame, os diabéticos e os que porventura possuam múltiplos fatores de risco.
Explicação – (a) Conforme orienta o saudoso Domingos Paschoal Cegalla, “evite-se o uso dos artigos indefinidos sempre que desnecessários”. O Manual de Redação e Estilo do jornal O Estado de S. Paulo também adverte: “Os artigos um, uma, uns, umas podem, quase sempre, ser evitados (ou melhor, devem, pois o uso excessivo constitui galicismo)”; (b) Porventura significa acaso, por acaso e grafa-se numa só palavra.
Corrigindo: Vários estudos avaliaram o impacto da redução de triglicerídeos e do aumento de HDL, contudo nenhum conseguiu provar que essas frentes realmente funcionavam.
Explicação – Erro de pontuação: as conjunções adversativas (mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto), no início de oração, exigem vírgula antes de si, nunca depois.
Corrigindo: Ele alerta, porém, que a mudança do estilo de vida é essencial.
Explicação – Erro de pontuação: à exceção de mas, as conjunções adversativas podem aparecer deslocadas do início da oração, situação em que devem ficar entre vírgulas.
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…