A propósito de concisão de mensagens, veja este causo:
Um açougue passou a vender peixe e colocou o seguinte aviso na lousa:
ATENÇÃO. AQUI, NESTE LUGAR, VENDE-SE PEIXE.
Um cliente, sugeriu:
– AQUI e NESTE LUGAR é a mesma coisa. Basta deixar AQUI e você ganha mais espaço para a mensagem.
Mudança feita, nova crítica:
– A mensagem em si já é um chamamento de atenção. Pode tirar o ATENÇÃO que não faz falta.
A placa ficou: AQUI VENDE-SE PEIXE.
Outro cliente opinou:
– Ora, você vende peixe é aqui e não noutro lugar. Então não precisa ter este
AQUI, basta o VENDE-SE PEIXE.
– Espere um pouco. Aqui é um comércio. A venda se presume. Basta deixar a palavra PEIXE que já é o suficiente para a clientela saber que o açougue também vende pescado.
Nisso levantou-se – lá do canto – um bêbado que estava acompanhando a discussão.Foi até a lousa. Apagou tudo e disse:
– Não precisa escrever nada, nada. Lá da esquina a gente sente o mau cheiro.
Colaboração de Vianney
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