Umbigo
Márcio Cotrim
Umbigo tem o berço no latim umbilicus, diminutivo de umbo, saliência arredondada em uma superfície. Vale registrar que uma palavra cujo significado primitivo era de elevação e proeminência tenha evoluído para designar justamente o inverso: uma depressão anatômica como a cicatriz umbilical.
O vocábulo tem merecido curiosas referências em três lugares como umbigo do mundo: a ilha de Páscoa, no Oceano Pacífico, famosa pelas misteriosas estátuas gigantes de pedra chamadas moais; Machu-Picchu, centro da civilização inca no Peru; e Mirna, na Sibéria, onde foi feita a maior escavação do planeta em busca de diamantes, de que resultou um buraco de 525 metros de profundidade e gigantesco diâmetro de mais de um quilômetro.
Utilizado como via de acesso de laparoscopias e intervenções semelhantes, o cordão umbilical resultante do parto serve como indicador da existência de alguma anomalia no recém-nascido, o que provocou a criação de bancos de cordões umbilicais, mais um extraordinário passo da ciência em benefício da humanidade. Que fabuloso passo. . .
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…