Roberto é publicitário. Tem olho clínico. Ao ler um texto, faz o diagnóstico. Diz se a peça está fadada ao sucesso ou ao fracasso. Acerta sempre. Outro dia, dava uma voltinha na feira de artesanatos. Uma faixa lhe chamou a atenção: “Aqui se vendem ovos de Páscoa frescos”.
Ao ler o anúncio, sentiu cócegas por todo o corpo. Não deu outra. Procurou o vendedor:
— Amigo, se você cortar algumas palavras do enunciado, suas vendas aumentarão.
— Como?
— Aqui é desnecessário. Você não estaria com a faixa neste lugar e vendendo em outro.
— É verdade.
— Vendem-se também sobra. Ninguém aluga ou doa ovos.
— É verdade.
— Frescos tampouco tem função. Ninguém vende ovos velhos, estragados ou podres.
— Também é verdade. Mas me diga: por que as vendas aumentarão se ficarem só as palavra ovos de Páscoa?
— Ovos de Páscoa é a mensagem. Sem o inútil, você fica com o essencial. Escreva-o com letras bem grandes. Quem estiver lá longe, enxerga o texto. Não resiste. Vem correndo comprar a delícia.
Vende-se
A regra vale para pequenos anúncios. Não se perca em pormenores. Fique no essencial. Por isso, merece nota 10 o texto:
Vende-se Gol 95 ano 96. Tratar com João Alfredo no celular 9989-0000. Vende-se Gol 95 ano 96 vermelho, em bom estado, pouco rodado. Tratar com o proprietário, João Alfredo, que mora no Gama e tem o celular 9989-0000.
E daí?
Escolheu a letra a? Acertou. Ali está o essencial. Se o interessado quiser mais informações, sabe o caminho. Basta ligar para o celular. Fácil, não?
A língua é pra lá de sociável. Conversa sem se cansar. E, no vai e…
Porcentagem joga no time dos partitivos como grupo, parte, a maior parte. Aí, a concordância…
O nome do mês tem origem pra lá de especial. O pai dele é nada…
Terremoto tem duas partes. Uma: terra. A outra: moto. As quatro letras querem dizer movimento.…
As línguas adoram bater papo. Umas influenciam as outras. A questão ficou tão banalizada que…
Nome de tribos indígenas não tem pedigree. Escreve-se com inicial minúscula (os tupis, os guaranis,…