O leitor Flávio da Silva Carvalho, morador da Asa Sul, entrou em contato com a equipe do Grita do Consumidor para relatar um problema com a concessionária Forlan. De acordo com o consumidor, poucos meses após sua mãe ter comprado um carro da Ford, um EcoSport, com câmbio automático, o veículo começou a apresentar problemas e se encontra na oficina da concessionária da Forlan desde então. Flávio detalhou que a primeira vez que o automóvel apresentou defeitos foi em 28 de novembro de 2016. O EcoSport apresentou problemas no câmbio e não engatava mais a ré. Então, o guincho do seguro levou o carro para a concessionária.
No dia seguinte, ligaram para o consumidor alegando que só foi preciso fazer uma reprogramação e que o problema já estava resolvido. A segunda dor de cabeça veio dois dias depois de o carro ter saído da oficina. A EcoSport, além de voltar a não engatar a ré, começou a não passar corretamente as marchas. Assim, o guincho da Ford a levou novamente para a Forlan. Cinco dias depois, quando Flávio foi buscar o veículo, foi-lhe dito que uma peça havia oxidado e que o problema já havia sido resolvido. O terceiro contratempo veio em 10 de janeiro de 2017: o carro voltou a apresentar o mesmo problema no câmbio. O consumidor teve que aguardar 23 dias pela chegada de uma peça.
Na quarta vez, em 3 de fevereiro, um dia após pegar o carro na concessionária, o veículo voltou a apresentar o mesmo problema e o carro teve que ser levado para a oficina, onde permanecia até o fim de semana. “Covardia com o consumidor que, para ter um veículo, precisa pagar três vezes o preço deste e, mesmo após sua aquisição, a montadora não dá a atenção devida para os problemas apresentados. O consumidor paga por um veículo que só vive na oficina, mas, se atrasar uma parcela, responde por sua falta. Já foram feitas reclamações no Facebook oficial da Ford e no site Reclame Aqui. Ambas não foram respondidas.” O leitor quer saber quais medidas cabíveis podem ser tomadas para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível.
Resposta da empresa
Por meio de nota, a empresa respondeu que “este veículo encontra-se na concessionária Forlan, com problema de engate de marchas. Após diagnóstico, foi constatada a necessidade da troca do jogo de cilindros da embreagem, peça que está em B.O., sem previsão de faturamento pelo cliente. Estamos utilizando todas as ferramentas disponíveis para o monitoramento da Rede Ford.”
Comentário do consumidor
A equipe do Grita do Consumidor tentou contato com o consumidor, mas não obteve sucesso até o fechamento desta edição.
Problemas com a empresa? Denuncie.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…