Carro da Ford passa mais tempo na oficina do que rodando

Publicado em Consumidor

O leitor Flávio da Silva Carvalho, morador da Asa Sul,  entrou em contato com a equipe do Grita do Consumidor para relatar um problema com a concessionária Forlan. De acordo com o consumidor, poucos meses após sua mãe ter comprado um carro da Ford, um EcoSport, com câmbio automático, o veículo começou a apresentar problemas e se encontra na oficina da concessionária da Forlan desde então. Flávio detalhou que a primeira vez que o automóvel apresentou defeitos foi em 28 de novembro de 2016. O EcoSport apresentou problemas no câmbio e não engatava mais a ré. Então, o guincho do seguro levou o carro para a concessionária.

No dia seguinte, ligaram para o consumidor alegando que só foi preciso fazer uma reprogramação e que o problema já estava resolvido. A segunda dor de cabeça veio dois dias depois de o carro ter saído da oficina. A EcoSport, além de voltar a não engatar a ré, começou a não passar corretamente as marchas. Assim, o guincho da Ford a levou novamente para a Forlan. Cinco dias depois, quando Flávio foi buscar o veículo, foi-lhe dito que uma peça havia oxidado e que o problema já havia sido resolvido. O terceiro contratempo veio em 10 de janeiro de 2017: o carro voltou a apresentar o mesmo problema no câmbio. O consumidor teve que aguardar 23 dias pela chegada de uma peça.

Na quarta vez, em 3 de fevereiro, um dia após pegar o carro na concessionária, o veículo voltou a apresentar o mesmo problema e o carro teve que ser levado para a oficina, onde permanecia até o fim de semana. “Covardia com o consumidor que, para ter um veículo, precisa pagar três vezes o preço deste e, mesmo após sua aquisição, a montadora não dá a atenção devida para os problemas apresentados. O consumidor paga por um veículo que só vive na oficina, mas, se atrasar uma parcela, responde por sua falta. Já foram feitas reclamações no Facebook oficial da Ford e no site Reclame Aqui. Ambas não foram respondidas.” O leitor quer saber quais medidas cabíveis podem ser tomadas para que essa situação seja resolvida o mais rápido possível.

Resposta da empresa

Por meio de nota, a empresa respondeu que “este veículo encontra-se na concessionária Forlan, com problema de engate de marchas. Após diagnóstico, foi constatada a necessidade da troca do jogo de cilindros da embreagem, peça que está em B.O., sem previsão de faturamento pelo cliente. Estamos utilizando todas as ferramentas disponíveis para o monitoramento da Rede Ford.”

Comentário do consumidor

A equipe do Grita do Consumidor tentou contato com o consumidor, mas não obteve sucesso até o fechamento desta edição.

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