As empresas dos segmentos de varejo, telefonia e comércio eletrônico e os bancos lideram mais uma vez o ranking de reclamações fundamentadas do Procon do Distrito Federal. Das dez empresas mais reclamadas, seis estavam no ranking em 2012 e continuaram em 2013, apenas com mudança de posição.
No ranking das mais reclamadas em 2013, a Ricardo Eletro aparece em primeiro lugar, seguida da Via Varejo, grupo do qual pertence as Casas Bahia e o Ponto Frio, e, em terceiro lugar, vem o Banco do Brasil. Todas as três empresas apareciam no ranking de 2012. A Ricardo Eletro saltou do 9º lugar em 2012 para a primeira posição e a quantidade de queixas registradas quase quintuplicou, passou de 30 para 144.
Entre as companhias com menor taxa de resolutividade, ou seja, aquelas que não resolveram o problema dos consumidores estão: a Neon Distribuidora, a Webjet companhia aérea, a Caixa, a GVT e o Mercado Livre.
As empresas que menos atenderam as reclamações dos consumidores foram a Ricardo Eletro, a Via Varejo, o Banco do Brasil, a LG e a Claro.
Para saber mais:
As reclamações fundamentadas são aquelas contabilizadas após um processo no Procon. Caso o fornecedor solucione o problema apresentado pelo consumidor em uma reclamação fundamentada, ela é classificada como atendida. Quando a empresa não soluciona o problema, a reclamação fundamentada é classificada como não atendida.
Rankings:
>> As mais reclamadas:
1. Ricardo Eletro 144
2. Via Varejo (Ponto Frio e Casas Bahia) 143
3. Banco do Brasil 114
4. LG 96
5. TIM 89
6. Claro 75
7. Oi Móvel 63
8. Pan Americano 62
9. Carrefour 62
10. B2W (Submarino e Americanas.com) 60
>> As que menos atenderam as reclamações:
1. Ricardo Eletro 91
2. Via Varejo 82
3. Banco do Brasil 77
4. LG 59
5. Claro 53
6. TIM 47
7. TAM 41
8. Caixa 41
9. Carrefour 40
10. Pan Americano 32
>> Menor porcentagem de resolução:
1. Neon 0%
2.Webjet 6%
3. Caixa 16%
4. GVT 24%
5. Mercado Livre 24%
6. TAM 28%
7. Claro 29%
8. Banco do Brasil 32%
9. Carrefour 35%
10. SKY 36%
>> Confira as respostas das três empresas mais reclamadas
Ricardo Eletro
“A Ricardo Eletro informa que tem realizado investimentos constantes para atender cada vez melhor o consumidor. Entre os primeiros trimestres dos anos de 2013 e 2014, tivemos uma redução de 74% no número de reclamações, o que demonstra uma evolução e melhora no atendimento ao consumidor. Além disso, a empresa ampliou os canais de relacionamento por meio de sua ouvidoria e também criou uma linha de comunicação direta com o Procon. O serviço funciona de segunda à sexta-feira, das 8:00 às 18:00, e aos sábados, das 7:40 às 14:00 pelo telefone 0800 284 0115. A empresa ainda aderiu à Carta de Informações Preliminares, a CIP Eletrônica, que visa agilizar o atendimento ao Procon, incluindo a unidade do Distrito Federal.
A Ricardo Eletro também aumentou o tamanho de seus centros de distribuição e ampliou o número de funcionários para acompanhar o crescimento em sua base de clientes. A empresa também instituiu uma equipe de qualidade responsável pelo monitoramento dos produtos adquiridos pelo consumidor até o seu destino final. A empresa, ao diagnosticar com antecedência dificuldades de seus clientes, entra em contato para mantê-lo informado e reagendar a entrega”
Via Varejo
“Em relação ao estudo do Procon do Distrito Federal divulgado hoje, a Via Varejo esclarece que o número apresentado considera a soma de duas marcas – Casas Bahia e Pontofrio. A empresa está implementando projetos para melhoria da qualidade dos serviços e para oferecer a melhor experiência de compra aos nossos clientes. A Via Varejo ressalta que pauta suas ações de acordo com o Código de Defesa do Consumidor e na excelência do atendimento ao consumidor em todos os seus negócios.”
Banco do Brasil
“De acordo com dados da Senacon, o BB em 2013 obteve índice de solução de 70,5% das demandas recebidas no Procon-DF, evitando que se transformassem em reclamações. Além disso, o Banco do Brasil, no ranking de reclamações divulgado pelo Procon DF, apresentou melhora em relação ao ano anterior. Considerando o percentual de não atendimento, o Banco figurou apenas na 597ª posição entre as 1.102 empresas que compuseram o ranking do Procon DF.
O Banco do Brasil aproveita as manifestações de todos os seus clientes e usuários para melhoria de seus produtos e serviços na busca da excelência do atendimento, como é o caso de um conjunto de recentes ações implementadas como, por exemplo, reestruturação do SAC, informações mais detalhadas nos extratos de conta corrente e na fatura do cartão de crédito e o inédito lançamento do extrato de serviços, que facilita ao cliente fazer o acompanhamento dos seus serviços bancários e escolher as melhores opções, de acordo o seu perfil de consumo”.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…