As principais redes de varejo terão que pagar R$ 28,9 milhões de multa pela prática de venda casada. Casas Bahia, Magazine Luiza e Ponto Frio receberam a penalidade mais pesada, R$ 7.248.147,59. Ricardo Eletro, Lojas Insinuante e Fast Shop receberam multas de R$ 2.416.049,20. As sanções foram aplicadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (Senacon/MJ). As empresas têm 30 dias para recorrer.
O processo contra as varejistas foi instaurado em abril do ano passado e, na ocasião, elas tinham 10 dias de prazo para a defesa. A investigação feita pela Senacon começou em 2012 e mostrou indícios de práticas abusivas na venda de produtos. Entre elas, a venda casada. O cliente comprava uma mercadoria e saía da loja com seguros e garantias estendidas embutidas no preço final. Uma das empresas chegou a vender 9 milhões de apólices.
A averiguação começou após denúncia do Procon de que as Casas Bahia estariam vendendo seguros odontológicos junto com os produtos. A venda, em si, não é proibida, o ilegal é o consumidor nem saber o que está adquirindo. A venda casada é uma das principais queixas dos consumidores contra as grandes lojas varejistas, segundo dados dos Procons de todo o país.
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