O consumidor não está satisfeito nem com os celulares nem com o serviço prestado pelas operadoras. Os aparelhos lideram as reclamações nos Procons com 14,1% delas e das três empresas mais reclamadas, duas são de telefonia. A Oi ficou em primeiro lugar, com 6.919 queixas e a Claro em terceiro, com 5.082. A LG, que comercializa eletroeletrônicos, inclusive, celular, ficou em 2º lugar, com 5.129.
Esse cenário de insatisfação foi demonstrado pelo Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas de 2011, que soma os numeros de todos os Procons do pais. Os dados totais foram divulgados hoje pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça.
Informações:
O estudo mostrou também que boa parte dos consumidores procura os órgãos de defesa para se informar. Tanto que das 1.696.833 pessoas que procuraram um dos 170 Procons espalhados pelo Brasil, apenas 9,02% fizeram reclamação contra a empresa – 153.094- e seguiram os trâmites administrativos. Das reclamações, 63% foram solucionadas.
Ranking das empresas que menos atenderam os consumidores
A Eletropaulo, a TAM, o Carrefour e os bancos Pan Americano e Caixa, lideram o ranking das cinco empresas que menos atenderam as queixas de consumidores. Somente 25,9% das demandas que o Procon enviou para a Eletropaulo foram solucionadas. Da TAM, apenas 29,9% e do Carrefour, 33,6%. Pan Americano, 35,7% e Caixa 48,2%.
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