Telefonia aparece no topo das reclamações do Procon do Distrito Federal

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As operadoras de telefonia permanecem no topo das reclamações de consumidores no Procon do Distrito Federal. Bancos e o varejo também aparecem em destaque. A maioria das empresas é reincidente na participação entre as mais reclamadas. Os resultados de 2015 foram divulgados nesta quarta-feira (16) pelo órgão.

Entre as 15 empresas com mais queixas, oito delas estão relacionadas a serviços e produtos de telecomunicações – os atendimentos vão desde o aparelho adquirido pelo consumidor até a qualidade da conexão fornecida. A Oi aparece nas duas primeiras posições do ranking, seguida pela SKY, Claro e GVT. A Tim e a Net também aparecem na lista.

Os serviços bancários e o varejo também permanecem na lista das mais reclamadas. Entre as reincidentes estão o banco BMG, a Via Varejo (responsável pelas Casas Bahia e PontoFrio) e a Ricardo Eletro. No varejo, os principais problemas são no pós-venda, como troca de produtos defeituosos. Nos bancos, o cartão de crédito e as cobranças indevidas lideram os conflitos de consumo.

Além do fato das mais reclamadas terem mais clientes, o Procon-DF atribui a reincidência das companhias à dificuldade delas de diálogo com os clientes. Para o órgão, as empresas não investem em serviço de atendimento na mesma proporção do crescimento de público. Tanto que, por exemplo, no caso das operadoras de telefonia, o índice de resolução de problemas é superior a 80%. Dessa forma, se o consumidor conseguisse resolver suas questões com a própria empresa, não precisaria do intermédio do Procon.

Mais resolutividade

Em 2015, 5.832 reclamações foram consideradas fundamentadas, isto é, não solucionadas no primeiro atendimento e o Procon precisou intermediar o conflito. A quantidade é 14,5% maior do que em 2014.

Embora tenha crescido a quantidade de reclamações, pela primeira vez, desde a criação do Procon-DF, a quantidade de conflitos solucionados foi superior a de casos não resolvidos. Em 2015, 52% das queixas foram solucionadas e 48%, não. Em 2014, das 5.090 reclamações, 42% foram resolvidas e 58% não.

Reclamações fundamentadas

2015: 5.832
2014: 5.090
2013: 4122

Campeãs de reclamação

1º Oi Móvel
2ºOi S.A
3º SKY
4º Claro
5º GVT
6º Via Varejo (Casas Bahia e Ponto Frio)
7º Ricardo Eletro
8º Caixa
9º Tim Celular
10º Banco Itaú Card
11º Net Brasília
12º Banco Santander
13º Novo Mundo Móveis
14º Samsung
15º Banco BMG