Reclamações crescem pouco no Brasil e caem no Distrito Federal

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A quantidade de atendimentos registrados nos Procons de todo o Brasil cresceu apenas 0,3% em 2014 em comparação com 2013. No Distrito Federal  a queda foi de 25,4% no número de consumidores que chegaram às unidades do Procon local.

No Brasil, 2.490.769 atendimentos foram realizados, sendo 62,7% reclamações e denúncias e 37,3% de consultas e orientações. A média mensal é de 206 mil consumidores atendidos.

No DF, a tendência de queda vem sendo observada nos últimos três anos, sendo mais acentuada no ano passado. Em 2014, 143.404 atendimentos foram realizados, no exercício anterior, 192.235.

Para o diretor-geral do Procon do Distrito Federal, Paulo Márcio, a diminuição da quantidade de atendimentos deve-se ao fato de que o consumidor tem mais ferramentas na internet para tentar resolver o problema. “Alternativas como o consumidor.gov do Ministério da Justiça fizeram com que o consumidor tivesse outras formas de atendimento, além do presencial e do 151”, explica. A triagem mais elaborada na identificação dos problemas dos consumidores, entre o que é ou não é questão consumerista também contribuiu para a diminuição de atendimentos.

Campeã de reclamações

A telefonia lidera as queixas dos consumidores, entre as 10 empresas mais demandadas, seis são telefônicas. No Brasil, a telefonia fixa é a campeã de reclamações, com 9,8% dos atendimentos, em seguida, vem a celular, com 9,5%. A Oi é a campeã: 196.377 clientes procuraram os Procons para resolver problemas de atendimento. Em seguida, vem a Vivo, e, na sequência, a Claro. O Itaú aparece em 4º, o Bradesco, em 5º.

No DF, a telefonia também lidera as queixas, mas em primeiro lugar, vem a celular, em seguida, a TV por assinatura. Entre os fornecedores, Oi, Claro e Sky são as mais demandadas. “Banco e telefonia são responsáveis por um terço do nosso atendimento. Vamos continuar a nossa fiscalização”, comenta Paulo Márcio, do Procon-DF.

Ranking brasileiro de empresas mais demandadas:

1ª Oi 196.377

2ª Vivo 111.778

3ª Claro 110.339

4ª Itaú 81.537

5ª Bradesco 73.552

6ª Sky 67.343

7ª Tim 52.374

8ª Ponto Frio 50.585

9ª Caixa 36.298

10ª Net 34.876

Flávia Maia

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Flávia Maia

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