Proprietários de automóveis das montadoras Honda, Ford, General Motors e Mercedez Benz devem ficar atentos às campanhas de recall abertas.
O chamamento da Honda começou ontem (17/06) e atinge 541 carros do modelo Civic LX e LXL produzidos em 2006. De acordo com a montadora, os freios devem ser trocados para evitar acidentes.
A Ford convoca os proprietários do Ford Fusion ano/modelo 2013 a partir da próxima segunda-feira (24/06) para fazerem inspeção e possível troca da bomba de combustível que corre o risco de vazamento e, em casos extremos, incêndio.
A GM está com recall aberto desde sexta-feira passada (14/06) para os carros modelos Ônix, Prisma, Cobalt e Spin ano modelo 2013/2014. Todos os 11.521 veículos terão o pedal de freio inspecionado e, se necessário, serão substituídos.
Já o recall da Mercedez-Benz atinge 10 caminhões do modelo Axor. Nesse caso, haverá substituição de parafusos de fixação dos braços de direção e ligação do eixo dianteiro. A empresa alega que há possibilidade de soltura dos parafusos e perda da dirigibilidade, o que pode ocasionar acidentes.
Procedimento
Os proprietários de veículos inclusos nos chamamentos de recall devem entrar em contato com as montadoras via página virtual ou por telefone e se informarem quais são as concessionárias cadastradas para realizar as inspeções e trocas necessárias.
Lembrando que o consumidor não deve pagar nada pelo serviço e as campanhas de recall não tem prazo de término definido.
No documento
Para que os consumidores participem das campanhas de recall e acidentes sejam evitados, desde março de 2011 está em vigor uma portaria do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) que obriga as montadoras a enviar relatórios com a quantidade de atendimentos realizados. A informação recebida é processada pelo Denatran e incluída no sistema do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam).
Se passar um ano do início da campanha de recall e o proprietário do veículo não fizer a troca da peça, a informação de que o recall não foi feito naquele carro ficará registrada no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo. O documento é substituído a cada ano, após o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Dessa forma, um futuro comprador do carro usado saberá que o automóvel que está adquirindo passou por recall e se ele foi feito ou não pelo antigo proprietário.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…