A Proteste Associação de Consumidores procurou o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e os Procons de São Paulo e do Rio de Janeiro para que essas entidades tomem providências em relação a propaganda do Guaraná Antarctica Black, lançada no mês passado. Segundo a entidade, a publicidade é enganosa porque anuncia a bebida como uma mistura do tradicional refrigerante com o “sabor do açaí”, porém, não tem a fruta na lista de ingredientes descritos no rótulo.
A Proteste pede que o Conar recomende a realização de contrapropaganda pela empresa. Aos Procons, a associação solicita que os órgãos exijam alterações da rotulagem e das campanhas publicitárias do produto, retirando-se qualquer menção à “Açaí” e “Frutas da Amazônia”, inclusive na enganosa forma “sabor de açaí”.
Na lata à venda pelo país, o produto é descrito como “Frutas da Amazônia: guaraná e sabor açaí”. São listados os seguintes ingredientes: água gaseificada, açúcar, extratos de cenoura roxa e hibisco, extrato de guaraná, corante caramelo IV, acidulantes, ácido fosfórico e ácido cítrico, emulsificante goma acacia, aromatizante e regulador de acidez citrato de sódio.
Em resposta, a Ambev, companhia responsável pelo Guaraná Antarctica, informa que está acompanhando a avaliação do Conar e do Procon e segue à disposição para quaisquer esclarecimentos. A empresa afirma que o novo Guaraná Antarctica Black traz em sua formulação o aroma natural de açaí. A informação aparece no rótulo como “aromatizante”, seguindo as normas legais do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…