Propaganda enganosa continua sendo a principal queixa da Black Friday

Publicado em Consumidor

Em 12 horas foram 1.374 reclamações, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado

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A corrida do consumidor pelos preços promocionais é o atrativo da Black Friday. Entretanto, os clientes continuam reclamando das “falsas ofertas”. Segundo levantamento do Reclame Aqui nas primeiras 12 horas do evento, o principal motivo de queixa até agora foi propaganda enganosa, com 14% dos casos. A divergência de valores e problemas para finalizar as compras também apareceram nas reclamações.

De acordo com o Reclame Aqui, em 12 horas foram 1.374 reclamações, um aumento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com 148 reclamações, a Magazine Luiza – Loja Online lidera o ranking das empresas com mais queixas. Em segundo lugar, com 74, está a KaBuM!, seguida da Americanas.com – Loja Online, com 49. Entre os produtos que mais causaram problemas neste início de Black Friday estão os smartphones, TVs e perfumes.

Em 2016, o Reclame AQUI apurou 2,9 mil reclamações durante todo o plantão, sendo que 22% das queixas foram de propaganda enganosa. Um ano antes, foram 4,4 mil queixas e, mais uma vez, propaganda enganosa foi o principal motivo de reclamação, com 36,2%.