Em 2015 a quantidade de automóveis que passou por recall cresceu 85% em relação ao ano anterior, segundo levantamento feito pela Fundação Procon de São Paulo. O número de campanhas também subiu em 21%. Em 2015, 116 campanhas foram registradas, atingindo 2,81 milhões de automóveis. Em 2014, foram 96 campanhas com 1,51 milhões de veículos envolvidos.
O sistema de airbag foi o responsável por boa parte das campanhas – foram 21 e 1,36 milhões de veículos afetados. O item liderou porque uma das principais fornecedoras do produto às montadoras – a japonesa Takata – vendeu o equipamento com defeito em várias partes do mundo, quando o airbag é acionado, ele libera fragmentos contra ocupantes do automóvel, colocando em risco a saúde dos ocupantes. As montadoras que mais realizaram recall em 2015 foram a Land Rover e Mercedes-Benz, com nove chamamentos, seguidas da Volkswagen e Jeep com oito.
Em 2015 também houveram recalls de produtos infantis, medicamentos, alimentos, xampu, bicicletas, berço, alarme de incêndio e soprador elétrico, totalizando 130 chamamentos de recalls no ano. Entre 2002 e 2015, foram registradas 937 campanhas no Brasil. A Chevrolet é a marca que lidera os problemas de recall com um total de 57 chamamentos.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…