A Petrobras anunciou o nono reajuste no preço do gás de cozinha este ano. A partir desta terça-feira (5/12), o produto sobe 8,9%. Desde que a companhia mudou a política de preços, já foram nove alterações, totalizando 84,31% de alta da venda do produto às revendedoras de gás.
De acordo com a estatal, o ajuste anunciado foi aplicado sobre os preços praticados sem incidência de tributos. Se for integralmente repassado aos preços ao consumidor, a companhia estima que o preço do botijão pode ser reajustado para o consumidor, em média, em 4% ou cerca de R$ 2,53 por botijão, isso se forem mantidas as margens de distribuição e de revenda e as alíquotas de tributos. O último reajuste ocorreu em 05 de novembro de 2017. A empresa alega que a alteração foi causada principalmente pela alta das cotações do produto nos mercados internacionais.
Leia últimas notícias no Distrito Federal
Sobre o repasse ao consumidor, a companhia informou que: “como a lei brasileira garante liberdade de preços no mercado de combustíveis e derivados, as revisões feitas nas refinarias podem ou não se refletir no preço final ao consumidor. Isso dependerá de repasses feitos especialmente por distribuidoras e revendedores.”
Mudança na política de preços
Desde junho, a Petrobras passou a corrigir mensalmente o valor do Gás Liquefeito de Petróleo, o GLP-P13, conhecido como gás de cozinha ou doméstico todo dia 5 do mês. O preço final passou a levar em conta as cotações no mercado internacional. Até maio de 2017, a estatal adotava uma política que evitava o repasse da volatilidade do câmbio e das cotações internacionais no mercado interno. Por isso, geralmente, fazia-se uma correção anual. Na ocasião do anúncio da flutuação, o presidente da companhia, Pedro Parente, ressaltou que o gás não tinha uma política de comercialização definida e que, com a alteração, a Petrobras completava “o ciclo de definição de políticas para os produtos da companhia”.
Reajustes em 2017:
21 de março: 9,8%
7 de junho: 6,7%
4 de julho: -4,5%
5 de agosto: 6,9%
6 de setembro: 12,2%
26 de setembro: 6,9%
11 de outubro: 12,9%
3 de novembro: 4,5%
5 de dezembro: 8,9%
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…