Pesquisa mostra que brasileiro sabe da lei, mas tem dificuldade em aplicá-la

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Depois de 22 anos, o Código de Defesa do Consumidor (CDC) é uma lei conhecida por praticamente todos os brasileiros. O problema é que entre saber da existência da legislação e aplicá-la no dia a dia há uma grande lacuna. De acordo com um levantamento realizado pelos institutos Market Analysis e de Defesa do Consumidor (Idec) em nove capitais brasileiras, 95% dos brasileiros sabem do Código, mas 63% nunca consultaram a lei.

Apenas 13% dos entrevistados afirmaram conhecer muito bem o CDC. 55% declararam que conhecem razoavelmente e 45% não têm conhecimentos suficientes.

O estudo mostrou também que quem conhece o Código é mais ativo na procura pelos seus direitos. Do total dos entrevistados, 32% conhecem e reclamam; 29% não conhecem e não reclamam. Outros 23% estão familiarizados com a lei, mas mesmo assim, não reclamam. O interessante é que 16% reclamam sem conhecer a lei, ou seja, sem sentir que o fazem sobre bases sólidas.

O perfil dos que conhecem e reclamam está bastante vinculado aos homens, das classes mais altas e de alta escolaridade.