O consumidor que precisou agendar uma viagem de avião no mês de setembro percebeu os preços amargos cobrados pelas companhias aéreas. De acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE, no Brasil, a média de aumento foi de 16,09%.
Em algumas cidades, como Goiânia (GO), a alta somente em setembro foi de 32,37%. Em Brasília ficou em 17,68%. Esse acréscimo foi uma das responsáveis pelo aumento no segmento transporte que puxou o índice da capital da República e o colocou como o dobro do nacional, 0,70%. Assim, Brasília liderou o ranking nacional de inflação no Brasil.
O aumento foi impulsionado pelos segmentos de transporte (1,78%), habitação (1,60%) e vestuário (1,21%). Curiosamente os três que vinham apresentando a menor variação desde o início do ano.
O que preocupa os especialistas é que os setores que apresentaram alta este mês são aqueles com grande impacto no orçamento das famílias brasilienses, em especial, habitação e transportes. “Quando esses dois elementos sobem, a gente percebe uma mudança no comportamento da inflação em Brasília. Até agosto, eles seguraram a inflação, agora, colocaram Brasília com o índice mais alto do país”, analisa o economista Newton Marques, coordenador do Núcleo de Análise de Índices de Preços da Companhia de Planejamento do Distrito Federal.
Em habitação o que pesou no bolso do consumidor brasiliense foi o aumento da energia elétrica (6,48%). Ele faz parte do reajuste anual da Companhia Energética de Brasília e começou a ser repassado ao consumidor no dia 17 de agosto, por isso, só foi sentido em setembro.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…