A prestação de serviços é o tema que os consumidores brasilienses têm mais dúvidas. Em especial questões relacionadas a instituições financeiras. Das 537 pessoas que procuraram o estande da Ordem dos Advogados do Brasil seccional DF na Rodoviária do Plano Piloto, cerca de 60% perguntaram sobre como poderiam proceder com bancos e empresas de telefonia, por exemplo. Os produtos correspondem […]
Acaba de ser lançado pelo governo federal o Plano Nacional de Consumo e Cidadania. Entre as medidas previstas no plano está um decreto que protege os clientes do comércio eletrônico. O documento vai obrigar que as empresas forneçam telefone para contato e o endereço físico em suas páginas on line. Cria ainda procedimentos claros para o direito de arrependimento e […]
A presidente Dilma Rousseff lança hoje um pacote de medidas de proteção ao consumidor. De acordo com informações do Ministério da Justiça, a intenção é regulamentar e modernizar as relações de consumo no Brasil. O pacote foi elaborado por ministérios, agências reguladoras e Banco Central. O anúncio ocorre ainda esta manhã no Salão Oeste do Palácio do Planalto. Aguarde mais […]
Unidade móvel do Procon-DF estará na rodoviária do Plano Piloto
Como parte das comemorações do dia do consumidor, o Procon-DF estará com uma unidade móvel amanhã na rodoviária do Plano Piloto. O atendimento ao público será das 8h às 16h e livros do Código de Defesa do Consumidor serão distribuídos.
Amanhã é o dia do consumidor e para comemorar a data, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) vai promover chats com especialistas na área para tirar as dúvidas e dar orientações. O bate papo será on line e consumidores de todo o Brasil poderão participar. Os interessados devem acessar o site do Idec. O tira dúvidas com os […]
Telefonia, instituições financeiras e sites de compras virtuais lideraram o ranking de reclamações na Fundação Procon de São Paulo. O Itaú apareceu em 1º lugar, com 1.108 queixas. Claro, em 2º, com 1.006, e Bradesco em 3º, com 976. A entidade lançou hoje o relatório com as reclamações fundamentadas de 2012. Em todo o ano, o Procon-SP […]
Uma preocupação tanto da Superintendência de Seguros Privados quanto dos sindicatos dos Corretores e das Seguradoras é o aumento do seguro de carro pirata no Brasil. A estimativa do setor é que, em todo o Brasil, pelo menos um milhão de veículos estejam segurados com empresas piratas. No Distrito Federal esse número é de 5 mil. “E pelo menos […]
Contratar serviço de seguro automotivo é, na maioria das vezes, um tiro no escuro. E o problema é que o consumidor descobre isso quando passa por algum sinistro e precisa utilizar o que foi contratado. Nesse momento começa a dor de cabeça: o seguro não tem cobertura para aquela situação, o carro fica dias para a vistoria, o serviço não […]
Como boa parte do comércio varejista ainda não se adaptou a informar o Custo Efetivo Total ao consumidor, o resultado é cliente mal informado e desordem no orçamento doméstico. Isso porque, de acordo com especialistas, como o consumidor não sabe realmente a porcentagem de juros que vai pagar no fim do parcelamento, ele não tem subsídios suficientes para fazer uma […]