Negativa de cobertura será critério para suspensão de plano de saúde
O Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) incluíram a negativa de cobertura como um dos critérios para a suspensão temporária da comercialização dos planos de saúde. Dessa forma, as operadoras terão que cumprir mais elementos para impedir que a comercialização de seus planos não seja suspensa. Entre os itens que terão de ser cumpridos estão: […]
Para brasileiro, serviço de telefonia fixa e banda larga é satisfatório, diz Anatel
De acordo com uma pesquisa de satisfação dos usuários divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os brasileiros não estão totalmente satisfeitos com o serviço de banda larga e telefone fixo, mas consideram o serviço mediano e satisfatório. Em relação a telefonia fixa residencial, somente 2,9% estão totalmente satisfeitos. A maioria considera o serviço oferecido satisfatório ( 43,6%) ou mediano […]
Entre os inúmeros cuidados que o consumidor precisa ter ao comprar um imóvel, a contratação do corretor e o pagamento dele merecem atenção especial. Isso porque construtoras e imobiliárias estão repassando ao cliente o valor da taxa de intermediação. A prática é ilegal porque contraria o Código de Defesa do Consumidor. De acordo com a lei, o comprador deve arcar […]
A montadora Ford foi multada em R$ 165.360 pela Secretaria Nacional do Consumidor por propaganda enganosa. O órgão entendeu que a publicidade do veículo Ford F-250 Super Duty induzia o consumidor ao erro, uma vez que omitia a informação da necessidade de o condutor ter a Carteira Nacional de Habilitação na categoria C – especial para condução de caminhões. Para […]
Usuários da Unimed Brasília terão direito a portabilidade especial
Diante da crise da Unimed Brasília, a Agência Nacional de Saúde Suplementar determinou aos usuários da operadora a portabilidade especial de carências. Os clientes terão 60 dias para trocar de plano de saúde sem cumprir carência ou cobertura parcial temporária no plano novo. A faixa de preço do plano de destino deve ser igual ou menor que o plano de […]
Outra montadora japonesa atendeu o pedido da Secretaria Nacional do Consumidor e convocou o recall para a substituição do insuflador do airbag do lado do passageiro. A campanha da Honda começa na próxima segunda-feira (22/04) e compreende os modelos Civic e CR-V. A Honda comunica que no acionamento do airbag poderá haver rompimento da estrutura do insuflador devido a sua […]
Contratar uma agência para fazer um intercâmbio no exterior é tarefa complicada. Como o serviço oferecido é em outro país, o consumidor compra o pacote sem saber com certeza se o que está sendo oferecido é ou não de qualidade. Esse tipo de contratação assemelha-se à compra de pacotes turísticos, com a diferença de que o cliente vai ficar mais […]
Cobrança de taxa do Ecad em casamentos é considerada indevida
O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios concedeu à mãe de um noivo o direito de receber de volta o dinheiro pago ao Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad). A 2ª Turma Recursal de Juizados Especiais entendeu, por unanimidade, que a cobrança da taxa em festas de casamentos é indevida e, portanto, o Ecad deve devolver […]
Após a ameaça da Secretaria Nacional do Consumidor de multar as montadoras japonesas por não convocarem para o recall carros com problemas no airbag, a Toyota resolveu abrir campanha. Assim, mais de 28.964 consumidores serão convocados a partir do dia 25 de abril para verificação e, se necessário, a subsituição da bolsa do airbag dianteiro dos modelos Corolla XEi e […]
A Toyota, a Honda, a Nissan e a Mazda foram notificadas hoje pela Secretaria Nacional do Consumidor para apresentar de forma imediata o comunicado relativo ao recall por falha nos airbags dos veículos. As empresas devem prestar esclarecimentos sobre o motivo do problema mecânico e o porquê de ainda não terem chamado os clientes para o recall. Caso o recall […]