O consumidor e a greve dos bancários

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Os bancários entraram em greve ontem e é importante o consumidor ficar atento ao que é considerado serviço essencial e ao que deve continuar funcionando mesmo com a paralisação.

Durante o período de greve, solicitação de empréstimos, transferências entre agências diferentes, saques de valores altos e pagamentos de contas acima de R$ 5 mil serão suspensos. As demais atividades, como serviços básicos (depósito, saque, extratos), podem ser feitas pela internet e nos terminais de autoatendimento. A compensação de cheques, que é feita presencialmente, também não pode ser paralisada.

É importante o consumidor lembrar que a greve não afasta a obrigação do pagamento das faturas, dos boletos bancários ou de  qualquer outra cobrança. A  empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.

Para evitar multas por atraso e até nome na lista do serviço de proteção ao crédito, a recomendação é que o consumidor entre em contato com a empresa e peça opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas e código de barras para pagamento nos caixas eletrônicos.

O consumidor deve documentar esse pedido – enviar e-mail ou anotar o número de protocolo de atendimento, por exemplo.

É importante que o consumidor não adquira, sem conhecer em detalhes, pacote de serviços oferecidos por bancos, voltados a facilitar a quitação dos débitos durante a greve.

Com informações do Ibedec e da Fundação Procon-SP


Foto: Breno Fortes/CB/D.A Press