O clima de crise chegou no Natal. Embora essa seja uma das datas mais esperadas pelo varejo, consumidores e comerciantes não estão animados com a chegada do Bom Velhinho. A intenção de compras dos clientes caiu quase 10% entre 2014 e 2015 – passou de 78,5% para 69,7%. Em resposta ao desânimo dos compradores, 54,6% dos lojistas acreditam que os negócios serão menores do que no ano passado e o faturamento deve cair em 7,28%.
Embora a intenção de compras tenha caído, os consumidores esperam gastar mais este ano. O custo médio com presentes vai passar de R$ 393,32 para R$ 425,41. Segundo a pesquisa informa, o gasto maior não é reflexo de mais presentes, mas sim, do aumento de preços e da inflação. Vestuário, calçados e perfumes serão as lembranças preferidas neste Natal.
Entre os consumidores que não vão fazer compras de Natal, os principais motivos são dificuldades financeiras e o desemprego – preocupação que não aparecia em pesquisas anteriores.
Em relação ao modo de pagamento, dinheiro e cartão de crédito são as formas preferidas. As lojas de rua e de shopping center também devem ser os principais locais de compra, uma vez que oferecem melhores condições de prazo e pagamento.
O retrato das expectativas de compra e venda de Natal fazem parte de duas pesquisas da Federação do Comércio do Distrito Federal, divulgadas nesta quarta-feira (11/11).
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