Lojistas apostam em incremento nas vendas e estão reforçando os estoques. Entretanto, a quantidade de consumidores que pretende comprar caiu
Pesquisa da Federação do Comércio do Distrito Federal (Fecomércio) mostra empresários mais confiantes com o Dia das Crianças e consumidores mais cautelosos com a data. Os lojistas apostam em incremento de 26,54% nas vendas em relação ao mesmo período do ano passado e estão reforçando os estoques. Entretanto, a quantidade de consumidores que pretende comprar algum mimo para os pequenos caiu para 52,5% – 3,7% a menos do que no ano passado. E 38,5% dos entrevistados foram enfáticos em dizer que não comprarão nenhum presente.
Os lojistas estão apostando em preço médio de R$ 150. Entre os empresários entrevistados, 67,8% declararam que aguardam vendas maiores do que no ano passado, 20% apostam em vendas iguais e 12,2% acreditam que as vendas serão menores.
Entre os consumidores, o preço médio é de R$ 169,19 – valor superior à estimativa de 2016, que foi R$ 122,67. As preferências do consumidor indicam brinquedos, com 71,1% das preferências, seguido de vestuário (40,7%) e calçados com (14,2%).
Quanto à experiência de consumo, 50,3% dos clientes apontam o desconto/promoção como o principal fator de indicação de uma loja neste Dia das Crianças, seguido do bom relacionamento (28,3%). Na análise da Fecomércio, “isso indica que o consumidor buscará uma experiência econômica, mas não menos positiva no atendimento”. Quando analisado os fatores que influenciam no índice de rejeição, ou seja, desistência de compra pelo consumidor, o “preço alto” (45,3%) foi o fator mais apontado, seguido de “relacionamento ruim com o vendedor” (39,3%).