A leitora Antonia Francisca da Silva, 81 anos, reclama de um problema com a empresa Casa Bela. De acordo com a consumidora, em 14 de dezembro de 2016, ela fez uma compra na loja no valor de R$ 3.410 — um guarda-roupa Manbel Athenas e uma cômoda. Quando os móveis foram entregues, apresentavam cheiro forte de tinta, o que impossibilitava pôr as roupas em seu interior, assim como a permanência no quarto onde foram montados. O próprio montador da empresa passou mal com o forte cheiro e, segundo ela, precisou de um analgésico para atenuar a dor de cabeça. “Em razão do forte cheiro, não consegui permanecer em minha casa, sendo obrigada a ir dormir na casa de meu filho. Esperei por alguns dias para ver se o cheiro diminuíria, o que não ocorreu. Desde então, tenho passado mal, cheguei a ser hospitalizada com problemas alérgicos decorrentes do cheiro do móvel. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, até os papéis que eu havia guardado dentro do armário ficaram impregnados com o cheiro de tinta”, diz.
Antonia relata que tentou várias vezes encontrar uma solução com a empresa. Um técnico foi chamado para averiguar a situação e alegou que o cheiro passaria. No entanto, já se passaram dois meses e a situação é a mesma. “Em razão da não solução do problema, para que eu pudesse voltar para minha casa, contratei um técnico para desmontar o móvel e colocá-lo em outro cômodo. Mesmo desmontado, longe do meu quarto, o cheiro passa para toda a casa.” A consumidora se sente desrespeitada e quer saber quais soluções podem ser tomadas para que essa situação se resolva o mais rápido possível. “Guardei o dinheiro por vários meses para comprar, pois não gosto de fazer dívidas, paguei à vista e agora tenho que me desfazer do móvel porque não posso mais conviver com tantos problemas de saúde, causados pela má qualidade do produto que me foi vendido. Minhas roupas estão sem lugar para guardar, não tenho conforto, pois o cheiro me incomoda, porque sou extremamente alérgica.”
Resposta da empresa
Um gerente, que não quis se identificar, respondeu ao Correio que a loja deu a atenção necessária à consumidora. “Inclusive, eu mesmo estive na casa dela para verificar o guarda-roupa. Todo produto novo tem cheiro de novo, isso é normal. No caso dessa cliente, o cheiro permanece porque ela deixa (ou deixou) o tempo todo o quarto sem ventilação. Na minha visita, eu falei que tinha que deixar entrar ventilação, pois a janela e a porta ficam constantemente fechadas e o cheiro nunca vai sair dessa forma”, disse. “A cliente é extremamente alérgica, como ela mesma descreve, mas o problema não está no produto. Nunca tivemos reclamação nesse nível”, finalizou.
Comentário da consumidora
“Não me sinto satisfeita. Jamais compraria lá de novo pelo modo como fui tratada. Gostei muito dos móveis esteticamente, mas, com a questão do cheiro, me senti enganada. Quando eu fui comprar, eu cheguei a sentir o odor e perguntei para o vendedor se era da peça, e ele negou e me apresentou uma lata de tinta que estava perto. Tive muitos problemas de saúde, fora o gasto com remédios e consultas. Eles nunca me deram uma solução, muito menos a opção de troca.”
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