Mesmo sem ter uma data forte como o dia das mães, junho superou o mês de maio em vendas no comércio e no setor de serviços. O resultado foi puxado, principalmente, pelo setor de serviços, em especial, as agências de viagens e os pacotes vendidos para o mês de julho, cuja alta ultrapassou 29% em relação ao mês passado.
As vendas no comércio registraram um pequeno aumento de 1,67% na comparação com maio. Já no setor de serviços, as vendas cresceram 13,87% em junho, também na análise com o mês anterior. Os números são da Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF, realizada pelo Instituto Fecomércio.
Em junho, as altas nas vendas do comércio foram observadas nos segmentos de Móveis e Decoração (25,27%); Vestuário (4,60%) e Tecidos (4,10%). Apresentaram queda os seguimentos de Informática (-9,22%); Óticas (-2,63) e Livraria e Papelaria (-2,00%).
No setor de serviços, os maiores aumentos foram registrados nos segmentos de Agência de Viagens (29,23%), Auto-Escola (20,57%) e Petshop (0,97%). O seguimento de Salão de Beleza foi o único que apresentou queda (-1,10%).
Por região
Por região administrativa, tanto no comércio quanto em serviços, a maior alta foi observada no Plano Piloto, onde as vendas em serviços cresceram 24,44% e as do comércio tiveram um acréscimo de 3,09%.
Emprego
Apesar de o Plano Piloto ter sido a região administrativa com maior crescimento nas vendas, foi o local onde as demissões mais ocorreram e o números de empregados caiu 5,80%.
No total, o comércio apresentou um aumento de 1,20% no número de pessoas empregadas em junho em comparação com maio. A região com maior número de contratações foi Ceilândia e Taguatinga (3,43%). Já no setor de serviços, houve queda no contingente de postos de trabalho (-3,04%).
Pagamento
Entre as formas de pagamento, o cartão de crédito se destacou em ambos os setores pelo sexto mês consecutivo. No comércio, a modalidade respondeu por 42,73% das vendas. No setor de serviços, o cartão de crédito financiou 51,47% das transações.
Foto: Antônio Cunha/ Esp CB/D.A Press
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…