As indústrias alimentícias continuam obrigadas a informar nas embalagens dos produtos a presença de substâncias alergênicas. A decisão colegiada é da Justiça Federal e foi tomada na última segunda-feira (14/11) em Brasília. Trata-se de uma resposta a uma ação impetrada pela Associação Brasileira de Pequenas e Médias Cooperativas e Empresas de Laticínios. A entidade pedia a suspensão da norma 26/15 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que obriga a indústria a colocar no rótulo informações sobre produtos causadores de alergia. O argumento foi o de que o prazo de 12 meses de adaptação foi insuficiente.
Outras decisões colegiadas revogaram liminares no mesmo teor, como, por exemplo, a que permitia a rotulagem sem padrão sobre os alergênicos. É o caso da ação proposta pela Viva Lácteos e pelo Sindicato das Indústrias de Leite de Goiás, onde a informação poderia ficar onde coubesse. A prorrogação do prazo de adequação também foi questionada e negada, como, por exemplo, a do Sindicato das Indústrias de Laticínios e Produtos Derivados de Minas Gerais que pretendia a prorrogação do prazo de adequação (que terminou em 3 de julho deste ano) em mais 240 dias. A liminar foi negada.
Ainda está em discussão o pedido da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe) que tem por objetivo isentar as bebidas destiladas com produção derivada de cereais (whisky, vodca e gim) da necessidade de se adequar à resolução. Em virtude de uma decisão liminar, as associadas da Abrabe estão dispensadas de rotular alergênicos até que a Anvisa profira decisão definitiva sobre a petição apresentada administrativamente.
Na análise da Põe no Rótulo, movimento que encabeça a necessidade de informações para alergênicos, as recentes decisões judiciais demonstram a imprescindibilidade da resolução. Para a organização, as ações da indústria alimentícia visam tumultuar a vigência da resolução, por isso, o movimento apresentou-se como auxiliar nos processos.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…