Inadimplência no DF é menor do que média nacional e regional

Publicado em Sem categoria

O consumidor do Distrito Federal está conseguindo quitar as dívidas com mais facilidade do que as pessoas de outros locais do Brasil. O brasiliense é menos inadimplente, tem menos dívidas em aberto e possui uma média de 2,168 de débitos em atraso.

De acordo com dados da Câmara dos Dirigentes Lojistas do Distrito Federal (CDL-DF) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC), a inadimplência na capital do país no mês de agosto ficou em 3,53% – abaixo da média nacional (5,09%) e regional (6,35%).

Embora o índice tenha crescido em relação ao mês de julho, quando a taxa ficou em 3,07%, os consumidores do DF têm menos débitos em aberto (3,64%) e possui 2,168 dívidas atrasadas. 

Para o presidente da CDL-DF Álvaro Silveira Júnior, a baixa inadimplência em um período de recessão, como está ocorrendo agora, contribui para o empresário respirar mais aliviado. Ele credita a baixa taxa de inadimplência à quantidade de funcionários públicos e a estabilidade que eles trazem para a economia local. “Além disso, temos a boa renda do DF, que é a maior do país”, explica.

De acordo com Álvaro, a diminuição do acesso ao crédito e a formação do cliente do DF também contribui para o cenário diferenciado da capital em relação ao resto do país. “As pessoas estão mais temerosas e estão pegando menos crédito, como elas são bem informadas, preferem não se endividar frente a incerteza econômica que se vive”, justifica.