Gol muda regras do Programa Smiles e Procon-SP pede explicações

Compartilhe

A partir do dia 10 de outubro, as regras de pontuação do programa de fidelidade Smiles vão sofrer alterações. Os consumidores já estão recebendo em suas caixas de entrada de e-mail o comunicado com as futuras mudanças.

Pelas novas regras, muitos consumidores vão sair perdendo. Um dos aspectos é o fato de a passagem promocional não pontuar mais.

Além disso, nos voos domésticos, a pontuação não será mais por trecho, mas sim, vinculado ao valor das passagens. Dessa forma, se antes o passageiro comum recebia 1 mil milhas por trajeto, agora vai receber três milhas a cada R$ 1 real gasto com a passagem, na categoria flexível, e duas milhas a cada R$ 1 real, na categoria programada.

Assim, para receber os antigos 1 mil pontos, o cliente terá que comprar uma passagem de, no mínimo, R$ 333 na categoria flexível, por exemplo.

Nos voos internacionais, a pontuação continua ligada ao trecho. Viagens para os Estados Unidos acumulam 5 mil milhas, América Central, 3 mil, e América do Sul, 1 mil.

Clientes das categorias Diamante, Ouro e Prata continuam pontuando com vantagens. O Diamante recebe 100% a mais de milhas, o Ouro, 50%, e o Prata, 25%.

Procon-SP pede explicações

Diante das mudanças, o Procon-SP pediu explicações à Gol. A empresa foi notificada a esclarecer os motivos das alterações, se haverá restrições e mudanças para o uso de milhas já acumuladas e como os consumidores foram notificados sobre a modificação do regulamento.

Se ficarem comprovadas irregularidades, a empresa poderá ser penalizada. O Código de Defesa do Consumidor determina que o fornecedor não pode modificar unilateralmente ou conteúdo ou a qualidade do contrato após a assinatura das partes.

Flávia Maia

Publica por
Flávia Maia

Posts recentes

  • Consumidor

Verbas do Procon o colocam no centro da atenção política

A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…

6 anos atrás
  • Consumidor

Leitor reclama do serviço prestado pelos Correios; empresa afirma que faz monitoramento

O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…

6 anos atrás
  • Consumidor

Veja como o comércio vai funcionar durante os jogos do Brasil da Copa do Mundo

A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…

6 anos atrás
  • Consumidor

Consumidor reclama das ligações insistentes

O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos,  morador da Asa Sul, entrou em contato com…

6 anos atrás
  • Consumidor

Planos de saúde: falta de cobertura é a principal queixa dos beneficiários

Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…

6 anos atrás
  • Consumidor

Brasiliense pagou R$ 1,20 de ICMS na gasolina, mostra relatório do GDF

Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…

6 anos atrás