A Petrobras divulgou nesta terça-feira (5/9) o reajuste mensal do preço do gás residencial em 12,2%, o índice vale a partir da quarta-feira (6/9). Esse é o maior repasse (conforme antecipado ontem pelo Blog do Consumidor) feito pela companhia desde a alteração na política de preços feita em junho. Segundo os cálculos da empresa, dessa porcentagem apenas 4,2% vai chegar ao consumidor final, o que seria uma média de R$ 2,44 a mais no valor atual pago pelos clientes.
Entretanto, a Associação Brasiliense de Empresas de Gás (Abrasgás), contesta o índice de 4,2% passado pela Petrobras. A diretora da entidade, Cyntia Moura Santos, explica que o repasse ao consumidor tende a ser maior porque o reajuste vai sendo passado em toda a cadeia de comercialização. “O valor que chega ao consumidor não é o valor da Petrobras. Daí, quando o revendedor vai repassar, o consumidor não aceita, ele (o revendedor) não consegue vender e quebra”, alerta.
A Petrobras informou que a correção se deve a estoques muito baixos e eventos como os impactos do furacão Harvey na maior região exportadora mundial de gás liquefeito de petróleo. “A região de Houston (Texas) é a maior exportadora mundial de GLP, atendendo mercados importadores como Europa e Extremo Oriente. Com a chegada do furacão Harvey na semana passada, tanto a produção quanto os terminais do Golfo americano foram impactados e permanecem fora de operação. Assim, a menor disponibilidade de GLP provocou aumento de preço nos mercados consumidores, incluindo o Brasil”, justificou a companhia.
Em relação aos estoques, a Petrobras informou que “os preços já vinham sendo afetados por estoques em níveis próximos do mínimo observado nos últimos cinco anos nos Estados Unidos. Avaliações de mercado chegaram a apontar que o estoque não atingiria níveis considerados confortáveis para fazer frente ao período de inverno no hemisfério norte”.
Ainda de acordo com a Petrobras, a correção aplicada neste momento não repassa integralmente a variação de preços do mercado internacional. Uma nova avaliação do comportamento deste mercado será feita em 21 de setembro.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…