Garantia estendida será regulamentada

Publicado em Sem categoria

A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e a Superintendência de Seguros Privados (Susep) estão elaborando um conjunto de propostas para regulamentar a garantia estendida. O relatório deve ser entregue em 19 dias. Entre os pontos a serem discutidos estão o fim da venda casada e da apólice coletiva do seguro.

De acordo com relatório da Susep, foram detectados “uma série de problemas relacionados a comercialização de seguros por meio de estabelecimentos de varejo”. Conforme análise da superintendência, muitos clientes compram os seguros sem saber e, mesmo que haja algum dano no produto, não utilizam o benefício.

Uma das principais mudanças prometidas pela Senacon e Susep é em relação a adesão ao serviço. Atualmente, a apólice é coletiva e o consumidor que compra a garantia estendida é incluído no contrato existente. Pela proposta do governo, o modelo deverá ser individual. Isso porque a Susep entende que no modelo coletivo o varejista é o único intermediário e o responsável pelo cumprimento das obrigações contratuais. Dessa forma, pode ocorrer do comerciante atuar defendendo os seus próprios interesses.

Ainda segundo o relatório, “a equipe de vendas nem sempre se encontra adequadamente capacitada e, em muitos caos, não há o suporte da seguradora ou de corretor especializado”.

Na quinta-feira,  a Susep e a Senacon se reuniram com representantes do varejo para discutir a questão.

Com informações de Bárbara Nascimento