Conversas telefônicas

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O Correio entrou em contato com três empresas que prometem reduzir as parcelas ou quitar o débito pendente. Os telefones dessas empresas foram localizados em folders deixados nos carros e em faixas espalhadas pela cidade. Leia alguns trechos:

Ligação 1:

O atendente sugere que o consumidor deixe de pagar a prestação. Repórter: Deixaram um folheto no meu carro com esse número…Atendente: Você queria o que? Redução da prestação de automóvel? Repórter: Eu queria saber mais ou menos como funciona. Eu tenho um carro e queria diminuir a prestação. Atendente: Você está com o contrato? Repórter: Em mãos, não. Eu queria entender, se é despachante, se precisa entrar na justiça… Atendente: Pra gente ver, teria que ter acesso ao seu contrato, pra ver quanto eles estão cobrando … Quantas prestações você já pagou, se quer diminuir a prestação, se quer quitar… Repórter: Mais aí precisa entrar na Justiça? Como é que é? Dá para negociar? Atendente: Na verdade, você tem que entrar com uma ação. E você tem duas opções: ou deposita o valor integral ou vai guardando o dinheiro paralelo pra negociar com o banco, com a financeira. Repórter: De qualquer jeito tem que entrar na Justiça… No fim não fica mais caro? Atendente: Não! Isso é relativo. Se você quiser ir lá e marcar um horário. A gente faz a simulação para você e vê se vale a pena ou não. Repórter: Na verdade eu queria entender mesmo. É porque eu tenho um Celta e pago R$ 850 de prestação. Eu fiz as contas, vou pagar R$ 51 mil no final e o carro, novo, não vale nem R$ 23 mil. E hoje nem vale mais isso. Por isso eu queria saber. Atendente: Você entra com uma ação e o juiz vai deferir. Repórter: E demora quanto tempo? Atendente: Isso é relativo. Pelo Juizado Especial demora menos… Repórter: Nesse tempo eu pago ou deixo de pagar as prestações? Atendente: Aí tem a opção. Se você quiser pagar, você paga. Se não, não paga. Repórter: Mas se eu pagar, depois eu recebo de volta? Se provar que as prestações estavam abusivas… Atendente: A gente vai pra audiência, entra com a ação e é o juiz que vai determinar. Repórter: O senhor é advogado, então? Atendente: Não. Sou não. Repórter: Mas tem um advogado que entra? Atendente: Tem. Tem. Ele que acompanha o processo. Repórter: Mas eu vou tratar sempre com o senhor? Atendente: Isso.

Ligação 2:

A atendente promete reduzir a parcela em 77% e ainda sugere um prazo, o que pode configura propaganda enganosa (…) Repórter: Veja bem. Eu fiz em 60 vezes de R$ 850 e, no fim, fiz as contas, vou pagar mais de R$ 50 mil pelo carro. Um carro 2011/2012. Atendente: Quantas parcelas você já pagou? Repórter: 24. Atendente: Tem alguma em atraso? Repórter: Não. Atendente: Aguarda só um minutinho, por favor! Repórter: Ok Atendente: Olha só: o valor da sua prestação é de R$ 850. A gente consegue abaixar a prestação para R$ 193. Como a senhora já pagou praticamente a metade, aí fica mais fácil. Repórter. Isso se eu entrar na Justiça… E pela sua experiência, quanto tempo demora esse processo? Atendente: Depende de cada caso. Mas tem caso que é resolvido em três vezes. Repórter: A senhora é advogada? Atendente: Não. Eu sou a consultora mesmo. A advogada é a Ana Paula. Repórter: Então eu fico em contato com você e a Ana Paula vai comigo nas audiências. Atendente: Isso mesmo. Peço a senhora para comparecer aqui no escritório, a gente olha o seu carnê, vê a situação. Repórter: Agora uma coisa: eu nunca tive o meu contrato. Atendente: Não se preocupe. Isso a gente consegue com o banco. Repórter: Outra duvida que eu tenho: quanto vocês cobram. Atendente: Fica, em média, R$ 2,3 mil. A gente faz em 10 vezes no cheque ou no carnê.

Ligação 3:

O atendente cobra o serviço em cima de uma porcentagem e promete negociação sem entrar na Justiça Repórter: Como funciona? É despachante? Tem que entrar na Justiça. Atendente: Nada. Não precisa de Justiça. É direto com o banco. Repórter: Precisa de contrato? Atendente: Consigo puxar pela internet. Repórter: Essa assessoria de vocês custa mais ou menos quanto? Atendente: É em cima do seu lucro. Repórter: É uma porcentagem? Por exemplo, eu ia pagar R$ 51 mil, aí vocês conseguem reduzir para R$ 35 mil, vocês ganham em cima dos R$ 35 mil? Atendente: Isso. Repórter: E qual é a porcentagem? Atendente: Nós temos uma tabela fixa. Repórter: Mas varia mais ou menos de quanto a quanto? Atendente: Mais ou menos 10 vezes de R$ 300. Depende de cada caso. Te mando uma mensagem com o nosso endereço. Repórter: O senhor é advogado? O senhor fala com o banco? Atendente: Eu não. Mas a gente cuida disso.

Flávia Maia

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Flávia Maia

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