Os bancários estão em greve há mais de 20 dias e decidiram continuar com a paralisação. Durante esse período, as contas dos consumidores começaram a chegar, assim como as dúvidas de como proceder.
Primeiramente, o cliente precisa saber que a greve não afasta a obrigação de pagar faturas, boletos bancários ou qualquer outra cobrança. Porém, a empresa credora deve oferecer outras formas e locais para que os pagamentos sejam efetuados.
Para evitar dor de cabeça, como a inclusão do nome no Serviço de Proteção ao Crédito, o melhor é o cliente entrar em contato com a empresa e pedir a ela as opções de formas e locais para pagamento, como internet, sede da empresa, casas lotéricas, código de barras para pagamentos nos caixas eletrônicos, por exemplo.
No entedimento do Procon de São Paulo, caso o consumidor sofra algum prejuízo, a instituição financeira é responsável, uma vez que a greve é considerada um risco previsto nas atividades de uma instituição financeira.
Greve dos Correios
A greve dos Correios foi finalizada ontem com um acordo no Tribunal Superior Eleitoral. Apesar disso, as contas que não chegaram via postal devem ser pagas. Mas, assim como no caso dos bancos, a empresa credora deve oferecer opções para que o cliente possa efetuar a quitação do débito.
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