Comércio apresenta os piores resultados desde 2006 Crédito: Elio Rizzo/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Aumento nas compras no varejo esquenta o comércio. Movimentação de pessoas no Conjunto Nacional.

Comécio do Distrito Federal amarga o pior resultado da série histórica

Publicado em Sem categoria

Os setores de varejo e de serviços em 2015 apresentaram os mais baixos índices desde o início da série histórica, em 2006. A queda dos dois setores juntos foi de 17,85% em relação a 2014, sendo -18,68% do comércio e -15,82% do segmento de serviços. É o que mostra a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio do Distrito Federal divulgada nesta terça-feira (26/1).

Dos 12 meses de 2015, oito deles foram de decréscimos consecutivos. De abril a novembro, o comércio não conseguiu reagir à crise econômica. Em dezembro, por conta das festas de fim de ano,as vendas ganharam um pouco mais de fôlego e o mês quebrou a sequência de resultados negativos.

Na análise da federação, o desaquecimento no varejo ao longo do ano está relacionado ao endividamento elevado, inflação alta e aumento no preço do crédito por causa dos juros altos.

A pesquisa mostrou que, entre as formas de pagamento, o cartão de crédito foi o mais utilizado nas compras durante todo o ano de 2015. Em dezembro, a modalidade respondeu por 45,25% das vendas no comércio. No setor de serviços, foi responsável por 40,54% das compras.

A Pesquisa Conjuntural de Micro e Pequenas Empresas do DF é realizada mensalmente pelo Instituto Fecomércio e tem o apoio do Sebrae. Foram consultadas 900 empresas, sendo 595 do comércio e 305 de serviços.