Cartão de crédito aumenta quantidade de famílias endividadas

Publicado em Sem categoria

O número de famílias endividadas com contas em atraso mais que dobrou em um ano no Distrito Federal. Em fevereiro de 2015, eles somavam 56.418. Em 2016, passaram a ser 140.407. O cartão de crédito é o principal responsável pelo endividamento – 88,3% dos consumidores têm débitos nesta modalidade.

Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic) divulgada  nesta quarta-feira (24/2) pela Federação do Comércio do DF.

Dentre as famílias com contas em atraso, 48,8% disseram ter condições de quitar suas dívidas totalmente e 47%, parcialmente. Do universo de endividados, 2,2% não vão pagar e 2% não sabem.

A quantidade de endividados com conta em atraso preocupa as entidades representativas de comércio porque significa que as famílias não estão conseguindo quitar as dívidas contraídas no cartão de crédito, e, dessa forma, travaram o consumo. Na análise da Fecomércio, os brasilienses estão usando o cartão de crédito para comprar itens essenciais em casa. As taxas de juros das operações de crédito subiram pelo 16º mês seguido e atingiram o maior nível desde fevereiro de 2005, formando uma bola de neve, de modo que o consumidor não está conseguindo quitar os débitos.

O total de endividados (contando os que têm condição pagar e os que não têm) também cresceu. Saltou de 602.980, em fevereiro do ano passado, para 747.588, no mesmo período deste ano. A quantidade de inadimplentes também aumentou de 876 famílias para 3.035.

A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) foi realizada com uma amostra de 600 famílias. O estudo serve para orientar os empresários dos setores de comércio, serviços e turismo que utilizam o crédito como ferramenta estratégica para o incremento das vendas, uma vez que permite o acompanhamento do perfil de endividamento do consumidor e sua percepção em relação à capacidade de pagamento.