A Agência Reguladora de Águas (Adasa) divulgou nesta segunda-feira (31/10) duas resoluções para restringir o uso da água no Distrito Federal. Uma delas reduz o horário de captação para caminhões-pipa das 6h para 14h; antes, os veículos poderiam pegar água em qualquer horário. E apenas um veículo pode fazer a captação por vez.
Leia mais notícias sobre crise hídrica
A outra resolução diminuiu pela metade a vazão de usuários de água subterrânea, como lava a jatos e postos de combustíveis. Também ficaram suspensas as concessões de novas outorgas para captação de água subterrânea e por caminhões-pipa. Segundo a agência, o objetivo é “assegurar os usos prioritários dos recursos hídricos e o abastecimento hídrico do DF”.
As resoluções também trazem punições em caso de descumprimento. De acordo com a Adasa, a multa será proporcional à gravidade da infração e os valores podem variar de R$ 10.001 a R$ 100.000.
Segundo a Adasa, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis) e a agência firmaram acordo para restrição à irrigação dos jardins, à lavagem de para-brisas nas plataformas de abastecimento. Ficou acertado também que os maquinários para limpeza dos carros seriam recalibrados ou substituídos por outros que demandem menos água.
A Associação dos Proprietários de Caminhões-Pipa (ACAPI/DF) também participou de reunião com os técnicos da Adasa para estabelecer as novas regras para captação de água. O Distrito Federal possui 11 pontos de captação para esse uso. Mais de 500 veículos possuem outorga.
A autarquia, antes direcionada a parceiros políticos de menor expressão, tornou-se estratégica na conquista de…
O leitor Jadyr Soares Pimentel, 75 anos, morador do Guará II, entrou em contato com…
A Federação do Comércio, Bens e Serviços e Turismo do Distrito Federal (Fecomércio) divulgou nesta…
O leitor Luis Adriano Salimon, 23 anos, morador da Asa Sul, entrou em contato com…
Mais de 30 planos de saúde estão com venda suspensa, em decorrência do grande número…
Secretaria de Fazenda vai colocar no ar um sistema que permite ao contribuinte saber a…