O ano de 2013 está fraco para o comércio do Distrito Federal. Praticamente em todos os meses do ano as vendas ficaram abaixo do que esperava o lojista. Nem mesmo as datas comemorativas, como o Dia das Mães e Dia dos Namorados, salvaram o varejo. A expectativa é que os resultados aquém dos esperados sejam recompensados com as vendas de fim de ano.
Mas, por enquanto, o consumidor continua cauteloso em relação às compras. É o que mostra o Índice de Consumo das Famílias de novembro divulgado hoje pela Federação do Comércio do Distrito Federal. Em relação ao mesmo período do ano passado, o índice caiu 8,4 pontos percentuais e fechou em 121,9. Mesmo com a queda, para a Fecomércio, índice acima de 100 pontos é considerado positivo.
De acordo com a pesquisa, 39,1% dos entrevistados disseram que compraram menos em novembro de 2013, em relação a 2012. 31% afirmou que comprou igual e apenas 29,9% respondeu que comprou mais. Para mais da metade dos entrevistados (55,5%), o acesso ao crédito está mais difícil este ano. Principalmente para os que possuem renda de até 10 salários mínimos.
Dessa forma, a pesquisa mostrou que o consumidor está mais cauteloso, 69,4% dos entrevistados afirmaram na pesquisa que a renda este ano está melhor do que no ano passado, o que pode sinalizar que o arrocho nas compras pode ser para pagamento de dívidas ou o consumidor está se programando para gastar mais em dezembro, próximo ao Natal.
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