Euler Junior/Estado de Minas

Bradesco faz migração de clientes do HSBC no próximo sábado; confira dicas para evitar problemas

Publicado em Consumidor

A partir do próximo sábado (8/10), o Bradesco vai fazer a migração de todos dos 5 milhões de clientes do HSBC no Brasil para os seus sistemas. A empresa enviou comunicado e disponibilizou canais de atendimento. O Procon de São Paulo também acompanha a migração e dá orientações. Dessa forma, os consumidores com contas e empréstimos do HSBC devem ficar atentos para evitar problemas. As agências em todo país ganharão as marcas e sinalizações Bradesco, assim como as 3.816 máquinas de autoatendimento e os 448 postos em empresas. O Bradesco concluiu em julho a compra dos ativos do HSBC no Brasil.

O Bradesco informou que manterá benefícios, taxas e contratos assinados entre o HSBC e os clientes, mas não informou por quanto tempo. Dessa forma, o Procon de São Paulo orienta aos correntistas que prestem atenção especial e reclamem se perceberem alguma mudança nas condições acordadas para pacote de serviços, taxas, linhas de crédito e fundos de investimentos.

O Procon-SP esclarece que, qualquer informação sobre as condições de serviços ou características de um produto oferecidos pelo banco em folheto impresso distribuído dentro do banco ou enviado pelo Correio mantém a validade e deve ser cumprida, mesmo que não estabelecida em contrato. Se o folheto for publicitário também vincula e serve como prova, em caso de contradição.

O órgão de proteção aconselha atenção redobrada à consulta dos extratos para verificar cobranças indevidas. Vale lembrar que, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC) o contrato não pode ser alterado unilateralmente, toda mudança deve ser informada previamente ao consumidor.

O cliente que se sentir prejudicado pode registrar reclamação junto à ouvidoria da instituição bancária, Banco Central e/ou no Procon de sua cidade.

Para facilitar a transição, o Bradesco fez um tira-dúvidas. Confira:

Como acessar a conta corrente?
O primeiro passo para acessar a conta corrente é habilitar o Cartão de Débito Bradesco, o que deverá ser feito em uma máquina de autoatendimento. O cliente precisa cadastrar a senha de seis dígitos do cartão de débito e a biometria da palma da mão. Basta seguir as instruções que serão apresentadas na própria máquina.

Como acessar os canais digitais?
É preciso cadastrar a senha de 4 dígitos, o que pode ser feito nos próprios canais digitais (máquinas de autoatendimento, Internet Banking ou no Fone Fácil Bradesco). Para acessar o Mobile Banking Bradesco, o cliente deverá baixar gratuitamente o aplicativo Bradesco Celular, disponível para Android, iPhone, Blackberry e WindowsPhone.

Para as empresas, é necessário acessar o site pessoajuridica.bradesco. Na opção “Acesso a Conta”, o cliente habilita seu acesso ao Bradesco Net Empresa utilizando suas credenciais do Internet Pessoa Jurídica do HSBC (o Connect Bank). Para acessar o Bradesco Net Empresa pelo Celular, o cliente deverá baixar gratuitamente o aplicativo Bradesco Net Empresa, disponível para Android e iPhone.

Como ativar o Token para acesso aos canais digitais?
Depois de instalado o aplicativo Bradesco em seu celular, o cliente precisará ativar a Chave de Segurança Bradesco, disponível no aplicativo. Isso deverá ser feito por meio do dispositivo de segurança do HSBC. Caso não tenha, a opção é fazer a ativação do token no Internet Banking Bradesco.

Para pessoa jurídica, se a empresa utilizar o token Físico, este servirá para acesso ao Bradesco Net Empresa. Se utilizar o token no Celular, no momento em que estiver habilitando o acesso ao Bradesco Net Empresa, o cliente será instruído a habilitar o dispositivo no Celular do Bradesco.

Como ficarão as condições de tarifas de serviços e taxas da nova conta?
O Bradesco manterá as mesmas condições dos planos já contratados pelo cliente (pacote de serviços/serviços essenciais). O mesmo vale para as linhas de crédito contratadas e para os investimentos, que terão suas condições preservadas.

O que vai acontecer com o meu cartão de crédito?
Os clientes já estão recebendo os Cartões de Crédito Bradesco, com novos números. Serão mantidas as principais condições, como anuidade, bandeira, data de vencimento, limite de crédito, seguros, assistências e pontuação no programa de recompensas. Para clientes que já têm cadastro vigente no Programa Valeu, o saldo e a pontuação serão transferidos para o Fidelidade Bradesco Cartões.

Os talões de cheques do HSBC continuam valendo?
Os talões de cheques HSBC em posse do cliente, assim como os cheques já emitidos, poderão ser utilizados normalmente conforme regulamentação do BACEN.

Não recebi o Kit de boas-vindas. Como devo proceder?
Clientes que não tiverem recebido o kit deverão entrar em contato com o gerente de sua Agência ou com a Central de Boas-vindas para receber a orientação adequada. Caso o cliente possua o token do HSBC, poderá acessar o Internet Banking do HSBC e obter o código de Agência e conta do Bradesco. Depois disso, poderá fazer a ativação digital diretamente no site do Bradesco.

Serviço

Para casos de dúvidas, o Bradesco criou canais de atendimento exclusivos. O cliente pode acessar o site, totalmente interativo e prático. Se preferir, pode ligar para a Central de Boas-Vindas, no 3003-5150 (capitais e regiões metropolitanas) e no 0800 718 5150 (demais localidades).