A empresa ReclameAqui vem monitorando a BlackFriday e recebendo as queixas de consumidores de todo o país. O último levantamento feito pela empresa contabilizou 2.378 reclamações até às 17h desta sexta-feira (24/11). O número representa 103 reclamações por hora somente por problemas relacionados à mega oferta. O acompanhamento vem sendo feito desde às 18h de quinta (23/11).
A empresa que lidera o ranking de reclamações desde o início da Black Friday é a Magazine Luiza Loja Online – 210 consumidores queixaram-se das promoções. A KaBuM! aparece na segunda posição, com 128 atendimentos, seguida da Americanas.com, com 123.
Propaganda enganosa apareceu em 14% das reclamações na primeira colocação dos problemas mais relatados. A seguir, consumidores reclamaram de problemas para finalizar a compra (9,8%) e divergência de valores (9%)
Os produtos que mais geraram problemas são: celular e smartphone, seguidos de aparelhos de televisão e perfumes.
Em 2016, foram 2,9 mil reclamações durante o plantão, sendo que 22% das queixas foram de propaganda enganosa. Um ano antes, foram 4,4 mil queixas e, mais uma vez, propaganda enganosa foi o principal motivo de reclamação, com 36,2%.
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