Anatel anuncia redução de 60% em ligações interurbanas nas cidades brasileiras, sete estão no Entorno do DF

Publicado em Consumidor

A partir de domingo (30/10) as chamadas dos telefones fixos para as cidades vizinhas ficarão mais baratas em 587 localidades, entre elas, municípios goianos do Entorno do Distrito Federal, como Luziânia, Novo Gama, Padre Bernardo, Planaltina, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Vila Boa. Todos têm DDD 61, entretanto, para ligações com o Distrito Federal, havia cobrança de interurbano.

Leia mais notícias sobre consumidor

De acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), as ligações entre endereços vizinhos deixarão de ser cobradas como interurbanas e passarão a ter a mesma tarifa das locais. A estimativa é de uma redução de 60% no custo da ligação para os planos básicos, considerando o valor de R$ 0,08 para o minuto local e o valor médio de R$ 0,20 para o minuto de longa distância nacional.

O benefício real desta mudança vai depender do plano de serviço contratado pelo assinante. Além dos planos básicos, as concessionárias oferecem vários planos alternativos. Segundo dados da agência, 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60% da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço.

As alterações do Regulamento sobre Áreas Locais para a telefonia fixa foram publicadas em maio deste ano e estabelecia um prazo de 180 dias para entrada em vigor da medida.