tarcisio-meira-trajetoria-12082021111600448 AMP

TARCÍSIO MEIRA

Publicado em Espiritualidade, Filosofia, Psicologia, Psicologia infantil

Minha primeira lembrança de Tarcísio Meira é de quando ele interpretou Juan Gallardo na novela Sangue e Areia, lançada na véspera do meu nono aniversário. Eu era muito criança para entender a trama, mas jamais esqueci aquele homem tão bonito vestido de toureiro. Depois disso, lembro-me dele em Irmãos Coragem. Eu estava com 11 anos e meio e acompanhei, encantada, o drama do garimpeiro João Coragem.

 

E foi com apreensão que li a notícia de sua internação por COVID-19. Enquanto Glória Menezes tinha sintomas leves, ele havia sido entubado e seu estado inspirava cuidados. Assim como foi com enorme tristeza que recebi a notícia de sua morte, uma tristeza tão grande que passei vários dias me sentindo esquisita, com um peso no peito, uma sensação de vazio, um não sei quê que me dominou. Foi quando me veio a ideia de escrever este texto, mas precisei dar um tempo para isso, porque a emoção me impedia.

 

Tive a oportunidade de estar com Tarcísio pessoalmente no começo da década de 80. Eu trabalhava na presidência da Caixa e ele lá esteve para uma reunião. Quando o vi diante de mim, fiquei tão sem ação que nem consegui lhe dizer como era sua fã. Fiquei calada, olhando pra ele, mal podendo acreditar que era ele mesmo.

 

Porque Tarcísio Meira foi muito mais do que um ator que nos acostumamos a ver na televisão e no cinema. Ele marcou uma época e ajudou a encher a cabeça e o coração das mocinhas com um ideal de homem – lindo, corajoso, justo, indomável, apaixonante, apaixonado. Não havia uma única adolescente minha contemporânea que não tivesse sonhado, uma vez só que fosse, ser a Glória Menezes. Ele não era apenas um homem, mas vários e todos maravilhosos.

 

Eu poderia dizer que os personagens que ele interpretava foram muletas emocionais para mim, mas prefiro falar que foram dádivas. E tenho a certeza de que foram o mesmo para muitas garotas. A hora da novela era uma pausa na vida conturbada das adolescentes de uma época em que a maioria ainda era muito vigiada, reprimida, no que dizia respeito ao amor, como as mocinhas que tantas vezes ele salvou nas telas. Aqueles momentos eram para tirarmos os pés do chão e sonhar um dia encontrar nosso próprio Tarcísio Meira.

 

Terminado o capítulo, era hora de começarmos a nos preparar pra dormir, pra continuar sonhando, só que de olhos fechados. Os desentendimentos com pais, irmãos, professores, que haviam rolado durante o dia ficavam para trás, porque Tarcísio Meira – o que ele havia feito, o que ele havia dito, as lutas por ele travadas, os beijos literalmente por ele desferidos naquela noite – estava ocupando todos os nossos espaços. E a maioria das pessoas não tem noção do que isso significa, do bem que isso faz.

 

Quando conheci aquele que seria meu primeiro namorado, parei de suspirar por Tarcísio, mas continuei acompanhando seu trabalho ao longo dos anos. E sempre que eu o via, na televisão ou no cinema, lembrava do que ele havia significado para a pré-adolescente pressionada e insegura que eu havia sido, o que imediatamente aquecia o meu coração.

 

Assim, quero aqui deixar registrados os meus mais sinceros agradecimentos a Tarcísio Meira e a todos aqueles homens que ele foi e que fizeram parte da minha vida. Devo muito a eles. Vão com Deus e muito obrigada pela força! Vocês certamente me ajudaram a me transformar na mulher que sou.

 

E, como eu acredito que somos espíritos imortais, que nos libertamos quando o corpo não mais nos serve, deixo a Glória Menezes meus também mais sinceros sentimentos, com a certeza de que ela com ele poderá se encontrar em sonho, até que estejam de novo juntos na nossa pátria espiritual. Um beijo grande para você, minha querida!

 

Você pode comentar este texto aqui mesmo no blog, logo depois dos anúncios. Ou então mande seu comentário para mim por WhatsApp, no (61) 991889002 e eu publico. Valeu!

19 thoughts on “TARCÍSIO MEIRA

  1. Remetido via WhatsApp por Rose Inah: Merecida homenagem a Tarcísio Meira. O marcante é que ele foi um ator que representou muito bem sua categoria, não se envolvia em escândalos, não deixou a vaidade e o sucesso o transformarem numa pessoa egocêntrica. Perdemos um grande ser humano. Deixa saudades!!!!👏👏👏😘

  2. Remetido via WhatsApp por Sueli: Maravilhoso texto!!!!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏😘😘😘😘😘😘😘😘😘😘

  3. Remetido via WhatsApp por Sidney Alves: Texto sensacional. Tarcísio Meira não foi inspiração só das jovens meninas. Ele inspirou muitos meninos da época, assim como eu. Ficarão eternas saudades dele.

  4. Excelente reportagem e homenagem ❤👏👏👏👏👏👏👏. Paulo José também merecia uma, apesar de não ser galã. Se já fizeram dele, desculpe não ter visto🙈 Gostei muito, tens uma facilidade e criatividade com as palavras.

  5. Remetido via WhatsApp por Isabela Sbampato: Triste mesmo Maraci. Achei curiosa a passagem sobre os tempos da presidência da caixa. A gente acaba conhecendo muita gente trabalhando em Brasília.

  6. Remetido via WhatsApp por Geni Villas Bôas: Oi Maraci. Parabéns!!!! Linda homenagem. Me emocionei muito😍 Eu fui completamente apaixonada pelo Capitão Rodrigo!!

  7. Remetido via WhatsApp por Daniela Mattar: Elogios da minha mãe Maraci ao seu artigo 😍 “Ela escreve muito bem e retrata o que sentíamos por ele de modo claro, carinhoso. Belo desabafo, de toda uma geração que viveu um mundo em que o amor era mais romântico e duradouro.”

  8. Remetido via WhatsApp por Lázara: Muito legal. Assisti irmãos coragem, mas não lembro mais dos detalhes da novela, mas é como se voltasse a minha infância quando falam das novelas daquela época. Recordar é viver e junto vem a saudade de um tempo que não volta mais..

  9. Remetido via WhatsApp por Shirley Moraes: Tarcísio fez parte de meus sonhos adolescentes… Quando penso nele , lembro uma vez na praia , e havia uma filmagem de uma novela , que não lembro qual , e só lembro de seu rosto forte e lindo olhar pra mim!!! Lembro de Betty Farias caminhando na praia , com aquele corpo maravilhoso de bailarina ! Estava sol? Sim e quando ele me olhou , o calor aumentou e os raios solares Incidiram naquele rosto , que eu nunca mais esqueci … Mas lembro também que ao lado dele estava uma mulher apaixonada , e também ciumenta , e que deve ter aprendido a controlar esse sentimento, já que eles faziam um par românticos , também tinham que aceitar atuar com outros atores e atrizes. Glória Menezes , virou seu rosto pra acompanhar para onde Tarcísio olhava, “uma cena de novela” kkkkkk . E eu , menina com minha imaginação voando tão longe . …
    Agora , eu só penso na Glória Menezes, como está aquela mulher tão apaixonada?

  10. Remetido via WhatsApp por Luciana Scarano: Linda homenagem!! Parabéns, Maraci! Texto emocionante! Ele fez parte da minha infância e juventude tbm. Muitas perdas…🥺😢

  11. Tarcísio Meira realmente representou muitos papéis que marcaram a história da televisão brasileira. Foi um homem de beleza destacada até no fim da vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*