SENDO A PRÓPRIA ESTRADA

Compartilhe

Escrevi este texto para o Correio Braziliense, Ciência e Saúde, inspirada na música TOCANDO EM FRENTE, de Almir Sater, como parte da matéria de Paloma Oliveto intitulada BORDERLINE: TESE RELACIONA DEPENDÊNCIA AFETIVA A VÍCIOS EM DROGAS E JOGOS.

Leia o texto, leia a matéria, curta a música!!!

Quando se fala na inter-relação dos sintomas da Síndrome de Borderline e dos relacionamentos adictivos, logo se destaca o chamado vazio interior ou vazio existencial. Mas esse vazio aparece em quase todos os demais distúrbios psiquiátricos, se não em todos.

E me arrisco a dizer que não se trata de um sintoma, trata-se de uma característica humana. Um sintoma é indício de que alguma coisa não vai bem. Uma característica é algo próprio de alguém ou grupo.

Talvez o vazio interior seja a causa ou, melhor dizendo, talvez a causa desses distúrbios seja a nossa incapacidade, maior ou menor, de lidar com esse vazio, o que faz com que nos lancemos na missão de preenchê-lo, muitas vezes com uma urgência que embota o raciocínio, cega, destrói, enlouquece, mata.

Quem foi que disse que vazio existencial precisa ser preenchido? Se é uma característica humana, talvez o melhor seja aceitar e buscar entender o que ele nos quer dizer, sem alvoroço, sem trazê-lo para o centro da nossa vida, sem jogar sobre ele todos os holofotes. Porque, se isso fazemos, perdemos a noção de conjunto e esquecemos o que realmente merece ser destacado — o que já nos preenche.

Acho que o pulo do gato está nesta música de Almir Sater: “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais. Hoje me sinto mais forte, mais feliz, quem sabe? Só levo a certeza de que muito pouco eu sei, ou nada sei… Penso que cumprir a vida seja simplesmente compreender a marcha e ir tocando em frente. Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias, pela longa estrada eu vou. Estrada eu sou.”. Talvez o lance seja sermos a nossa própria estrada.

Gostou da mensagem que este texto traz? Então compartilhe-o para ajudar a salvar vidas! Você pode comentá-lo logo depois dos anúncios, mesmo que não seja assinante do jornal. Ou pode mandar um comentário para mim por WhatsApp no (61)991889002, para que eu o publique. Você também pode sugerir um tema para o Blog. Aguardo seu contato. Valeu! Instagram: #maracisantanapsicologa.

Interessado(a) em marcar uma consulta? Envie mensagem para (61)991889002. Atendimento online.

MARACI SANT'ANA

Posts recentes

BBB 24 – É SURTO NO PARQUINHO!

Em se tratando de TV aberta no Brasil, não dá para negar que a Rede…

1 semana atrás

ANA HICKMANN E O ANZOL DO SACRIFÍCIO PELOS FILHOS (série – texto 4)

Este é o quarto texto da série Ana Hickmann, que comecei em meados de janeiro…

3 semanas atrás

MARIELLE, PRESENTE!

Após seis longos anos, parece que chegamos aos mandantes do assassinato de Marielle Franco e…

4 semanas atrás

REGINA

Em 29 de junho de 2007, publiquei, no jornal Tribuna do Brasil, o texto "UM…

2 meses atrás

O VAZIO NO PEITO E A ESFINGE DE TEBAS

Sempre que abro o Google e olho as notícias, encontro alguma coisa sobre a morte…

3 meses atrás