deserto11

PRIMEIRO FIQUE SOZINHO

Publicado em Espiritualidade, Psicologia

PRIMEIRO FIQUE SOZINHO

Osho

“Primeiro fique sozinho. Primeiro comece a se divertir sozinho. Primeiro ame a si mesmo. Primeiro seja tão autenticamente feliz que, se ninguém vier, não importa; você está cheio, transbordando.

Se ninguém bater à sua porta, está tudo bem, você não está em falta, você não está esperando por alguém para vir e bater à sua porta, você está em casa. Se alguém vier, bom, belo. Se ninguém vier, também é bom e belo.

Em seguida, você pode passar para um relacionamento. Agora você se move como um mestre, não como um mendigo. Agora você se move como um imperador, não como um mendigo.

E a pessoa que viveu sua solidão será sempre atraída para outra pessoa que também está vivendo sua solidão lindamente, para alguém como ela.

Quando dois mestres se encontram – mestres do seu ser, da sua solidão –, a felicidade não é apenas acrescentada, é multiplicada, torna-se um tremendo fenômeno de celebração.

E eles não exploram um ao outro, eles compartilham. Eles não utilizam o outro. Em vez disso, pelo contrário, ambos tornam-se UM e desfrutam a existência que os rodeia.”

19 thoughts on “PRIMEIRO FIQUE SOZINHO

  1. Que não sejamos uma “metade procurando outra metade”. Que sejamos inteiros/suficientes e consigamos encontrar “outro inteiro” e desfrutemos de nossa plenitude mútua ?

  2. Melhor ficar sozinho e ser feliz do que ter outra metade que não desfruta com tanta intensidade o que sozinho desfrutamos… ótimo texto Mara ?

    1. E só voltarmos a nos relacionar com alguém quando estivermos felizes, inteiros sozinhos. Quem consegue isso não se envolve com qualquer pessoa.

  3. “Tem gente que soma quando some. Vai na intenção de fazer falta, e acaba fazendo um favor”. Chegou a hora de parar de nos ajustar às pessoas erradas, relacionamentos abusivos, amizades parasitas e tantas outras situações que nos aborrecem e sugam nossa energia. O velho jargão: “Quanto mais você corre atrás da borboleta, mais ela foge. Um dia você se distrai e ela pousa no seu ombro.”

  4. Adorei!!!! Exatamente, primeiro tem que se sentir bem sozinha, ser amiga da “solidão”, para assim compartilhar sua felicidade com alguém também na mesma vibração. A gente atrai o que tá cheio dentro da gente.

  5. postado no FB por Leal Kostav: Primeiro fique sozinho. Primeiro comece a se divertir sozinho. Primeiro ame a si mesmo. Primeiro seja tão autenticamente feliz que, se ninguém vier, não importa; você está cheio, transbordando(…)

  6. O Psiquiatra Augusto Cury menciona em uma de suas palestras que “antes de tomar qualquer decisão, fique sozinho por algumas horas”. Para muitas pessoas ficar só é sinônimo de medo, ao meu ver ficar só é encontrar sentimentos diferentes e aprender a lidar com eles, sendo positivo ou negativo, adoro minha companhia….adorei o texto Maraci….bjo

    1. Oi, Elaine. Realmente é importante gostar da própria companhia. Mas observe que esse texto fala em aprender a viver sozinho, a se relacionar consigo mesmo, a ser feliz sozinho, a se transformar numa pessoa que se baste, antes de se pensar em se relacionar com outra pessoa, o que é diferente de passar algumas horas ou alguns dias sozinho, ou se recolher para pensar antes de se tomar uma decisão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*