PRIMEIRO FIQUE SOZINHO
Osho
“Primeiro fique sozinho. Primeiro comece a se divertir sozinho. Primeiro ame a si mesmo. Primeiro seja tão autenticamente feliz que, se ninguém vier, não importa; você está cheio, transbordando.
Se ninguém bater à sua porta, está tudo bem, você não está em falta, você não está esperando por alguém para vir e bater à sua porta, você está em casa. Se alguém vier, bom, belo. Se ninguém vier, também é bom e belo.
Em seguida, você pode passar para um relacionamento. Agora você se move como um mestre, não como um mendigo. Agora você se move como um imperador, não como um mendigo.
E a pessoa que viveu sua solidão será sempre atraída para outra pessoa que também está vivendo sua solidão lindamente, para alguém como ela.
Quando dois mestres se encontram – mestres do seu ser, da sua solidão –, a felicidade não é apenas acrescentada, é multiplicada, torna-se um tremendo fenômeno de celebração.
E eles não exploram um ao outro, eles compartilham. Eles não utilizam o outro. Em vez disso, pelo contrário, ambos tornam-se UM e desfrutam a existência que os rodeia.”
19 thoughts on “PRIMEIRO FIQUE SOZINHO”
Que não sejamos uma “metade procurando outra metade”. Que sejamos inteiros/suficientes e consigamos encontrar “outro inteiro” e desfrutemos de nossa plenitude mútua ?
remetido via WhatsApp por Daniela Mattar: Muito bom Maraci! Concordo plenamente.
remetido via WhatsApp por Michelle Braz: ???????? Ótimo texto!
remetido via WhatsApp por Dalva Helena: Concordoooooooo???
Pura verdade
Melhor ficar sozinho e ser feliz do que ter outra metade que não desfruta com tanta intensidade o que sozinho desfrutamos… ótimo texto Mara ?
E só voltarmos a nos relacionar com alguém quando estivermos felizes, inteiros sozinhos. Quem consegue isso não se envolve com qualquer pessoa.
“Tem gente que soma quando some. Vai na intenção de fazer falta, e acaba fazendo um favor”. Chegou a hora de parar de nos ajustar às pessoas erradas, relacionamentos abusivos, amizades parasitas e tantas outras situações que nos aborrecem e sugam nossa energia. O velho jargão: “Quanto mais você corre atrás da borboleta, mais ela foge. Um dia você se distrai e ela pousa no seu ombro.”
Nunca li nada que dissesse uma verdade tão absoluta, perfeito esse comentário, vou guarda-lo pra sempre
Verdade!!!!!
Adorei!!!! Exatamente, primeiro tem que se sentir bem sozinha, ser amiga da “solidão”, para assim compartilhar sua felicidade com alguém também na mesma vibração. A gente atrai o que tá cheio dentro da gente.
remetido via WhatsApp por José Haroldo Segalla: Perfeito! ???
Excelente!!!
Perfeito! Nossa felicidade não depende do outro. 🙂
postado no FB por Leal Kostav: Primeiro fique sozinho. Primeiro comece a se divertir sozinho. Primeiro ame a si mesmo. Primeiro seja tão autenticamente feliz que, se ninguém vier, não importa; você está cheio, transbordando(…)
Concordo plenamenteeeeee!!!!! Amei o texto..
O Psiquiatra Augusto Cury menciona em uma de suas palestras que “antes de tomar qualquer decisão, fique sozinho por algumas horas”. Para muitas pessoas ficar só é sinônimo de medo, ao meu ver ficar só é encontrar sentimentos diferentes e aprender a lidar com eles, sendo positivo ou negativo, adoro minha companhia….adorei o texto Maraci….bjo
Oi, Elaine. Realmente é importante gostar da própria companhia. Mas observe que esse texto fala em aprender a viver sozinho, a se relacionar consigo mesmo, a ser feliz sozinho, a se transformar numa pessoa que se baste, antes de se pensar em se relacionar com outra pessoa, o que é diferente de passar algumas horas ou alguns dias sozinho, ou se recolher para pensar antes de se tomar uma decisão.
Oi, Thelma. Ainda não funciona para a maioria, mas já funciona para muita gente. Acredito que, um dia, será assim para todos.